sábado, março 24

Exortações Finais na Grande Maratona da Fé Lição 12 – CPAD 1º Trimestre 2018


Exortações Finais na Grande Maratona da Fé
Lição 12 – CPAD 1º Trimestre 2018
Estudo Pastor e Prof. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta." Hebreus 12.1
LEITURA BÍBLICA
Hebreus 12.1-8; 13.15-18
1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.
4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Hebreus 13.15-18
15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
18 Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.
Embora, tenhamos um extenso texto, normal e característica destes estudos, apresentamos um texto auxiliar.
Da lavra e inspirado pelo Espírito Santo, pela Escritura do Apóstolo Paulo, que nos ensina, como manter a fé e correr o trajeto da vida com Cristo.
“1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta
Paulo como observador das maratonas e Jogos Olímpicos relata que, comparados aos corredores e lutadores dos grandes jogos, nós também corremos e lutamos uma disputa, não física, mas igualmente em busca de um alvo e uma coroa, não a coroa de louros dada, aos vencedores olímpicos, mas uma incorruptível.
Desde que, façamos jus com a mantença da Fé em Jesus Cristo e seu Evangelho, que nos orienta que em nossa carreira, nesta vida comum e física, em busca da Vida Eterna.
1 Coríntios 9:23-27
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
O versículo inicial deste estudo relata sobre: “PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas”.
Eis um dos textos mais citados por pregadores e até no ensino bíblico, seja em cultos de Doutrinas, ou até mesmo em Escolas Dominicais.
Quem faz parte desta “nuvem de testemunhas”?
Mitos citam que são pessoas que estão a nossa volta, os descrentes e até mesmo os crentes que, nos observam em nossa vida, em nossas fraquezas, em nossas lutas. Pretensamente, para nós sermos motivados, a continuar sendo fiéis a Deus.
..., PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas...
Um erro comum, e que muda totalmente, porque muitos, sem observar o contexto do livro e do trecho e capítulo da Epístola dos Hebreus, inferem o que não está sendo mostrado pelo Escritor.
Na realidade a Nuvem de testemunhas, não se referem a nenhuma pessoa viva!
Ela se refere a seguir, o exemplo dos que como exemplo deixaram exemplo de Fé viva, mesmo quando confrontados sobre a sua Fé, com a Morte ou tortura.
O que o escritor quer nos exercitar na alma, é que nada pode deter ao que quer servir à Deus, e sermos alvo destas testemunhas, que através dos seus exemplos, nos fazem refletir e sermos constrangidos a imitar a fé, dos mesmos, em nossa maneira de viver!
As pessoas citadas nesta Narrativa do capítulo 11 da Epístola aos Hebreus, são utilizadas, para que através dos seus testemunhos de vida nos sirvam, como exemplo de fé, obediência, perseverança, paciência, humildade, fidelidade a Deus, etc., e que formam a "grande nuvem de testemunhas" pela qual nos encontramos rodeados?
Assim, segue a lista dos vencedores pela Fé:
Hebreus 11.1-40
“Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel, os profetas, "os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fugida os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos a fio de espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados."
“os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas,..., uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição
Eles nos ensinam:
Pela sua Fé!
Podemos ser vencedores!
Podemos e devemos praticar, a Justiça!
Alcançaremos a Promessa!
Pensaram, antes, numa melhor esperança: a ressurreição da Vida Eterna!
Etimologia:
τοι - toi; partícula: certamente, verdadeiramente
τοιγαρουν - toigaroun; partícula; portanto, por que razão, então, conseqüentemente
Vejam o que Beacon diz, sobre o assunto:
Texto compilado.
“O autor, tendo provado de maneira tão eloquente que a necessidade de viver pela fé não é motivo de auto piedade, mas, na verdade, é um caminho trilhado pelos seus heróis ancestrais, agora ressoa com um retumbante: Portanto (toigaroun).
Esta é uma forma duplamente reforçada da partícula toi, combinando toi, gar e oun: 'Bem então!' (Ela é usada somente aqui e em 1 Ts 4.8).
O autor esteve apontando para os seus pais; agora ele aponta diretamente para eles (mas na primeira pessoa do plural): nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, estamos debaixo da obrigação imediata de mudar tanto a nossa atitude quanto a nossa ação. A palavra também nos associa com aqueles em 11.39. As testemunhas não são meros observadores na tribuna, curiosos para ver como vamos nos sair, mas pessoas que alcançaram êxito, por isso nós também poderemos ter êxito. (...)". (CPAD, Enciclopédia Beacon, Livro 10, 1ª edição, 2006, pp. 113 e 114)
Uma Corrida Única.
1 PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Nós só teremos uma oportunidade para realizar esta corrida de Maratona, na Vida.
É um Trecho, como diz a etimologia:
τρεχω – Trecho - verbo primário (propriamente, θρεχωtrecho, cf Strong 2359), que usa δρεμω - dremo (a raiz de 1408 no Dicionário Strong);
V. correr - de pessoas com pressa, daqueles que correm numa pista de corrida.
Metáf. de Doutrina que se propaga rapidamente, por uma metáfora empregado para corredores numa competição, esforçar-se, tentar duramente; gastar as energias em executar ou realizar algo; a palavra aparece na literatura grega denotando incursão em risco extremo, que requer o uso de todas as habilidades de alguém para alcançar vitória.
O próprio escritor da Epístola aos Hebreus anuncia como se dá esta oportunidade, segundo a criação do homem, após a queda no Éden:
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízoHebreus 9:27
Portanto, sob esta ótica o escritor divinamente inspirado exorta aos crentes hebreus a buscarem o retorno e correr a Maratona da sua vida, sem perder a Fé que os fez iniciar a carreira.
Para quem os heróis da Galeria da Fé são testemunhas e suas vidas testemunhos de que, assim como, aqueles nós não tenhamos nada que possa nos impedir esta carreira.
“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” Romanos 14:12
Correr mais do que os outros, não é o objetivo desta corrida, pois comparando com a Maratona grega olímpica a largada é individual, não é pela largada, que se alcança a coroa, mas pela corrida individual disciplinada!
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” 1 Coríntios 9:24-27
προτρεχω - protrecho; v. correr adiante, correr mais que outrem
O Alvo
2. Olhando para Jesus o Autor e Consumador da Nossa Fé!
Este texto se compara a condição que a Igreja conseguiu ao continuar a carreira proposta, aos heróis e por Jesus Cristo, somos aperfeiçoadores da Fé, pela nossa própria Fé!
Diz a etimologia: “metáfora empregado para corredores numa competição, esforçar-se, tentar duramente; gastar as energias em executar ou realizar algo”
Como se deve fazer isto?
É o que o escritor vai nos ensinar, como ensinou aos hebreus em momento de dúvida.
Vivo e sabedores, naqueles dias, das dificuldades dos heróis da fé, são lembrados que se aqueles deram suas vidas, as suas viúvas receberam seus corpos, nós como os Hebreus a quem fora escrita a Epístola: “4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado.”
O pecado nos rodeia: “..., deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, ...
Este texto é estimado pelo nosso Pastor José Carlos, Presidente da AD Paraíba, um dos líderes da nossa CGADB e presidente da UNADEME.
Ele sempre diz: “crente embaraçado, não pode correr!”
Não podemos falhar nesta corrida/maratona de nossa vida, em busca da Vida Eterna, em santificação.
Diz a etimologia: falhar em alcançar o objetivo, não chegar até o fim
υστερεω - hustereo; v. atrás- vir mais tarde ou com bastante atraso; ser deixado para trás na corrida e falhar em alcançar o objetivo, não chegar até o fim; metáf. falhar em tornar-se um participante, voltar atrás de
Cuidados e Preparo de um Maratonista da Fé:
5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Suportar a Exortação
Não desprezar a Exortação
Entender que Deus nos ama e por isto nos Corrige
Diz o autor da Epístola: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;” Hebreus 12:14
Somos corrigidos por sermos Filhos, para usufruirmos a Glória no final da Maratona:
“E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado” 1 Coríntios 9:25-27
Temos de ser disciplinados, no sentido de correção e de termos entendimento que, necessitamos disciplinar nossas vidas:
“..., recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus... se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:15-18
A exortação, à perseverança é fundamental na nossa vida.
E isto é corroborado pelo Apóstolo dos Gentios, Paulo em sua Carta aos Romanos:
Nada nem ninguém pode nos separar do Amor de Deus obtido através de Cristo Jesus Nosso Senhor:
 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 8:35-39
15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
A Escola Bíblica Dominical é um local físico eclesial, onde a membresia e visitantes, tem mais oportunidades de exercer as duas relações principais do Cristianismo:
A Relação principal – a Vertical com Deus, O Pai, O Filho e O Espírito Santo
A segunda relação, esta definida na criação do homem – a Relação social horizontal. Isto é, o congraçamento e comunhão na comunidade da Igreja e advindo desta boa relação a relação com toda Comunidade extra igreja.
O escritor da Epístola invoca junto a sua comunidade de Hebreus, algumas destas relações.
Inicialmente e justamente com o versículo 15, acima, abaixo repetido:
15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
Onde ainda hoje é necessário a nós mantermos o foco da nossa Fé, em Deus!
Buscando sempre a Adoração verdadeira, como temos aprendido, que o Pai, busca Adoradores, que o busquem em espírito e em Verdade.
“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24
O homem natural deve sobretudo perceber a noção da divindade, a qual servir e crer se o nosso Deus.
σαρξ – sarx; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus
πνευμα – pneuma; o espírito, i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado; espírito racional, o poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide; alma; um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação - espírito que dá vida - alma humana
Assim, tudo colabora para a crer em Deus, no entanto, só os “pneuma” podem perceber e adorar a Deus diferentemente dos “sarx’s” por isso, o escritor em algum momento de sua Epístola cita os sacrificantes, Caim e Abel.
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” Hebreus 11:4
Eis aqui venho, ..., Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).” Hebreus 10:7,8
Jesus Cristo compreendeu que seu sacrifício seria uma forma eterna de submeter-se ao Pai, e assim o Nome do Pai ser glorificado eternamente: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:14-16
Só quem tem a mente de Cristo pode entender, como servir ao Deus Trino de forma que sua Adoração seja verdadeira e fundamental na maratona de vida espiritual.
Fora a proposta inicial do amor de Deus pela Humanidade. Que levou toda a Humanidade poder estar na mesma caminhada de maratona de Fé através de Cristo Jesus O Senhor: “E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.Filipenses 2:11
16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
O escritor não deixa de inserir o contexto do relacionamento horizontal, homem – e sociedade dos homens:
Beneficência -   subs fem; ato, prática ou virtude de fazer o bem, de beneficiar o próximo; benfazer, filantropia. Disposição benéfica; benfazer.
Dic. Aurélio define: Hábito e ato de fazer benefícios. - Auxílio. - Prática de obras de caridade ou filantropia.
Paulo aprendeu, após 14 anos de Ministério, sem ir a Jerusalém que deveria fazer o bem socialmente dito: a oferta aos necessitados, que ele afirmou “nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência” Gl. 2.10
Era a forma comunal da Igreja do Caminho como diz Atos 2.42: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”
E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13
Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4:17
“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9
Comunicação -  subs fem; ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta. p.met. a informação transmitida; seu conteúdo.
Essencial na Obra de Evangelização: Comunicar a Palavra do Evangelho, que em si só é uma forma de Comunicação, das Boas Novas de Deus!
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15
ευαγγελιον – euaggelion; boas novas; as boas novas do reino de Deus que acontecerão em breve, e, subseqüentemente, também de Jesus, o Messias, o fundador deste reino. Depois da morte de Cristo, o termo inclui também a pregação de (sobre) Jesus Cristo
Comunicação é uma palavra derivada do latim que, significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento.
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. Quando a comunicação se realiza por meio de uma linguagem falada ou escrita, denomina-se comunicação verbal. É uma forma de comunicação exclusiva dos seres humanos e a mais importante nas sociedades humanas
Fator de integração ou desintegração de uma comunidade. Haja vista a situação da Humanidade na construção da Torre de Babel, Gênesis 11:4;6-8
φερω phero; comunicar por anúncio, anunciar - causar, i.e., gerar, produzir; apresentar num discurso; conduzir, guiar
17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
A submissão aos nossos pastores nos leva a um modelo idêntico ao do Filho para com o Pai, para que sejamos achados dignos, daquilo que, eles nos proporcionam, zelando de nossas almas, como “Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas” Hebreus 13:20, que nos leva a ser igual a Jesus na mesma esperança da Vida Eterna!
Na hora de decidir e de entender, a caminhada como uma Maratona, o escritor nos deixa o exemplo a seguir e podermos concluir nossa maratona: “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.” Hebreus 13:7
BIBLIOLOGIA:
QUEM É A "GRANDE NUVEM DE TESTEMUNHAS" QUE NOS RODEIA?  Europa News
https://www.significados.com.br/comunicacao/
Dicionário Aurélio digital
Apontamentos do Autor
Dicionário Strong

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger