sexta-feira, dezembro 1

Lição 10 – O Processo da Salvação. Cpad – 4º Trimestre 2017

Lição 10 – O Processo da Salvação.
Cpad – 4º Trimestre 2017
Estudo subsídio Pr Prof Docente Osvarela
Texto Áureo
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espirito não pode entrar no Reino de Deus." João 3.5


Leitura Bíblica:
João 3.1-7
1 E Havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Texto Ideia
“A questão sobre estar salvo é a suprema questão da Bíblia. O tema principal das Sagradas Escrituras é a Salvação. Jesus, quando foi concebido no ventre de Maria, foi anunciado como Salvador. Salvador e Salvação caminham juntos. O papel do Salvador é salvar.”
Exórdio
Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. 2 Coríntios 7:10
Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados; Lucas 1:77
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos. Hebreus 6:9
Processo - subs masc.; ação continuada, realização contínua e prolongada de alguma atividade; seguimento, curso, decurso; sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha.
Processo é uma palavra com origem no latim procedere, que significa métodosistemamaneira de agir ou conjunto de medidas tomadas para atingir algum objetivo.
Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. 1 Pedro 1:9
Relativamente à sua etimologia, processo é uma palavra relacionada com percurso, e significa "avançar" ou "caminhar para a frente".
De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Filipenses 2:12
Introdução:
A Salvação procede do Senhor. Salvação não é um empreendimento humano. Os seres humanos não podem salvar a si próprios. A salvação é uma obra divina; é concretizada e aplicada por Deus.
O Processo da Salvação - Quanto ao homem.
Davi e os Patriarcas e o Processo da Salvação
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” Salmos 51:1-3
O Processo da Salvação é um tema secular, do qual a Bíblia fala que os antigos patriarcas bíblicos, reis e profetas inquiriram, com noção distante da qual a Igreja é a aperfeiçoadora, sem que seja um processo definitivo, mas um processo, no termo pessoal que se exercita todos os dias até ao dia do arrebatamento da Igreja.
“A tua salvação espero, ó Senhor!” Gênesis 49:18
 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação...Salmos 51:10-12
Mas, a esperança e a certeza da Salvação, como um Processo é clara para alguns destes antigos personagens bíblicos, que viveram a esperança e entenderam que ela não pode ser desprezada, mas ser operada dia a ida.
A temática está clara nas palavras de Davi. Após seu pecado com Bate-Seba ele é confrontado, quanto a sua Salvação.
Antes, ele no próprio texto elabora condições para mantença da Salvação, e dos fundamentos para obtenção da Salvação, vide textos supra.
Os antigos só foram abençoados em sua esperança de Salvação, na qual morreram, isto é, só foram aperfeiçoados, nesta esperança, por atos crísticos, ou seja, ações do próprio Senhor Jesus Cristo, incluindo a formação e instalação do Corpo místico de Jesus, a Igreja.
“E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.” Hebreus 11:39,40
Etimologia
εκλεκτος - eklektos; adj, selecionado, escolhido - escolhido por Deus; para obter salvação em Cristo; cristãos são chamados de “escolhidos ou eleitos” de Deus; o Messias é chamado “eleito”, designado por Deus para o mais exaltado ofício
concebível; escolha, seleção, i.e. o melhor do seu tipo ou classe, excelência preeminente: aplicado a certos indivíduos cristãos.
ελπιζω - elpizo; v. esperar - num sentido religioso, esperar pela salvação com alegria e completa confiança
ελπις - elpis; n.f. expectativa do mal, medo; expectativa do bem, esperança - no sentido cristão, regozijo e expectativa confiante da eterna salvação
ηττημα - hettema; n. n. perda, com respeito à salvação
ιαομαι - iaomai; v. curar, sarar- tornar perfeito, livrar de erros e pecados, levar alguém à salvação
οικοδομη - oikodome; n. f. (o ato de) construir; metáf. o processo de edificação, edificação -  ato de alguém que promove o crescimento de outro em sabedoria cristã, piedade, felicidade, santidade
ανακαινοωσις é renovação, que denota um processo contínuo pelo qual o ser humano se torna mais parecido com Cristo, em cujo processo ele é um cooperador com Deus.
“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremorFilipenses 2:12
O Apóstolo Paulo é assertivo quanto a necessidade de se realizar a Salvação de forma operacional, ou seja, há etapas, há processos, há regras, há pontos doutrinários a serem atendidos.
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16
Desta forma, desde a Fé, para crer, como a razão para crer, e manter a fé em culto contínuo ao Senhor, autor da Salvação, seja o Pai, o que projetou o Plano de Salvação e o Filho, o Autor físico da Salvação, na Cruz e ainda a doce figura do Espírito Santo que manteve a Terra, durante o Caos, aonde o homem seria criado e mantem a Igreja até a Volta do Filho, no cumprimento final da Salvação.
O Processo da Salvação - Quanto Deus
Proto-Evangelho – o Plano da Salvação explicitado
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3.15
O Homem estava condenado à Morte, pela desobediência a ordem divina “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:16,17.
Assim, como Paulo vai dizer: “Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos2 Coríntios 1:9
Era necessário, pois, uma forma mitigatória divina para manter o homem vivo, até chegar o tempo do refrigério, na Plenitude “to pleroma tou chronou”, quando Jesus Cristo viria para regenerar o homem morto, no seu pecado.
A mitigação passou pela Lei, mas a somente na Plenitude – Gl 4.4,5 – poderia, como parte, do Plano da Salvação atingir a momento exato para vinda daquele que pode salvar: Jesus Cristo!
Não haveria recurso humano ou no Universo criado para a redenção proporcionada pelo Plano da Salvação.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecemHebreus 5:9
Deus interessado em sua Criação, em especial na chamada coroa da Criação, ou no Seu gerente na Terra, propôs ao Conselho Eterno a execução do Plano, preparado desde o Princípio.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” João 1:1,2
O Plano e o Processo da Salvação Foi Conhecido de Todos
“...a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios. Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.” Salmos 98:1-3
Este anuncio a todos os povos permitiu o conhecimento, ainda que através da Igreja, dos mistérios da Salvação. Pois, o Plano da Salvação possui algo inerente a Revelação pelo Espírito Santo para a posse dos bens, advindos, do Plano da Salvação.
Conhecimento de todas riquezas reservadas no caminho do Plano da Salvação.
Este mistério é bem narrado no dialogo entre Jesus e Nicodemos.
Isto pode ser entendido, pois o Cristianismo, a única versão divina onde se tem o Plano da Salvação real, funda-se sobre o conhecimento do plano divino da salvação.
“4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”
Conhecimento de Cristo, conhecimento do Plano divino da Salvação e conhecimento dos meios, economia da Salvação, e bens salvíficos, andam juntos. Cristo é a Plenitude da Sabedoria de Deus quanto ao Plano Eternal da Salvação.
...o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim;” João 16:7-9
Através de Jesus Cristo o Espírito Santo foi enviado para revelar a profundidade do conhecimento do Plano da Salvação.
Pedro entendeu.
Nicodemos não compreendeu, pois não lhe foi revelado este mistério, que possuiu passos a serem dados para pleno conhecimento:
Crer é fundamental
Arrependimento
Regeneração – paliggenesia  - παλιγγενεσια; n. f. novo nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração- por isso renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical de mente para melhor. A palavra é freqüentemente usado para denotar a restauração de algo ao seu estado primitivo, sua renovação, como a renovação ou restauração da vida depois da morte.
A Paligenesia é fundamento que Nicodemos não compreendeu é e um dos passos para entender o Plano da Salvação gerado no coração de Deus.
Melhor entendimento pode ser buscado na etimologia e sinonímia desta palavra grega, para regeneração – Paligenesia (παλιγγενεσια) significa Novo Nascimento. No grego clássico, era usado num sentido enfraquecido para denotar recuperação, restauração, renascimento.
Paligenesia - No N.T., é usado apenas duas vezes, mas num sentido mais nobre. Em Tt 3.5 (Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo) significa novo nascimento, regeneração, que se refere à ação de Deus de fazer o pecador passar da morte do pecado para a vida espiritual em Cristo. Tem um sentido mais amplo em Mt 19.28, onde é usado para a mudança que enfim acontecerá em todo o universo, sua regeneração, que é o desenvolvimento completo da mudança envolvida na regeneração do indivíduo
Pela etimologia podemos entender que há realmente um Processo a ser seguido a ter sermos parecidos com Cristo:
  ανακαινοωσις (renovação) é renovação, que denota um processo   contínuo pelo qual o ser humano se torna mais parecido com Cristo, em cujo processo ele é um cooperador com Deus.
Paulo vai nos informar que o pecado mata o homem, sendo oportunista, quando o homem tem conhecimento da Lei.
“...o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência...E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.” Romanos 7:8-11
A Bíblia usa o termo salvação no sentido específico ao referir-se à nossa redenção suprema do pecado e à nossa reconciliação com Deus. Assim, somos salvos da pior de todas as calamidades – o juízo de Deus com condenação à morte. A salvação suprema é concretizada por Cristo, o qual "nos livra da ira vindoura" (“... o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.”1 Tessalonicenses 1:10)”.
O Processo da salvação inclui os tempos verbais, que nos fazem entender, quais são os passos na vida dos homens, seja, no passado, no presente e no futuro:
O verbo salvar aparece em praticamente todos os tempos verbais possíveis da língua grega. Existe um sentido no qual nós fomos salvos (desde a fundação do mundo); estávamos sendo salvos (pela obra de Deus na História); somos salvos (por estarmos num estado justificado); e seremos salvos (experiência da consumação da nossa redenção no céu). A Bíblia fala da salvação em termos de passado, presente e futuro. Às vezes relacionamos a salvação presente em termos de justificação, a qual é presente.
Não podemos deixar o leitor sem entender o sentido etimológico da palavra: Salvar, ou de Salvação, fundamental para que se possa compreender o livramento da Morte, um passo fundamental na regeneração dentro do Plano da Salvação, proposto pelo Senhor Deus.
διασωζω - diasozo; v. preservar em meio ao perigo, conduzir são e salvo através de; salvar;i.e. curar alguém que está doente, restaurá-lo; salvar, livrar de perecer; livrar de perigo, socorrer.
σωζω – sozo (de uma palavra primária sos- “seguro”); v. salvar, manter são e salvo, resgatar do perigo ou destruição, alguém (de dano ou perigo)
Poupar alguém de sofrer (de perecer), i.e., alguém sofrendo de uma enfermidade, fazer
bem, curar, restaurar a saúde, preservar alguém que está em perigo de destruição, salvar ou resgatar; salvar no sentido técnico usado na Bíblia
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.”
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
Jesus é o didaskalos (διδασκαλος), pela sua autoridade, usado por Jesus, para referir-se a si mesmo como aquele que mostrou aos homens o caminho da salvação.
Ειρηνη – eirene; do cristianismo, o estado tranqüilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de Deus e contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe.
O Processo da Salvação deve ser entendido através do texto base, com a conversa noturna de Nicodemos com Jesus.
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nicodemos foi informado que o Processo da Salvação incluía um nascimento. A Escritura define vários diferentes aspectos ou passos da salvação de uma pessoa, desde o primeiro ouvir do Evangelho até o caminho para a eternidade no céu.
Há um Caminho normativo através do qual se dá o Processo da Salvação, com passos determinados de um Processo:
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:15,16
Pregação da Palavra
Conhecer a Palavra
Crer na Palavra
Crer em Jesus Cristo
Ser batizado
Um resumo indica que o Processo é: Pelo Evangelho, que contém a supremacia de Deus, Sua ira contra o pecado, e a promessa de salvação através de Seu Filho, exorta o homem caído a se arrepender de seus pecados e crer na redenção de Cristo Jesus, pela ação de convencimento do Espírito Santo, aos que creem em Jesus.
Passos que conduzem o pecador no Processo da Salvação. O processo da salvação é programático e pragmático.
“Nossa salvação foi arranjada e realizada no pacto da graça ordenado em todas as coisas e obviamente feito entre as três Pessoas da santa Trindade, antes do mundo começar. No pacto eterno, Deus o Pai se tornou o nosso Pai, Deus o Filho se tornou o nosso Fiador, e Deus o Espírito se tornou o nosso Santificador.”
A Chamada
O Crer – no Unigênito de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nomeJoão 1:12
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29
Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província. Atos 13:47-49
A Conversão - O coração do que crer, ao ouvir o Evangelho é confrontado com a culpa de sua condição pecaminosa e a certeza de uma condenação contra sua vida e passa a entender que há um justo julgamento contra ele. Assim, ele entende de maneira livre que ou aceita ou não a Jesus Cristo em quem, ele vê sua única esperança de escape da condenação e juízo de Deus e aceita a promessa de salvação como também se arrepende de seus pecados.
A Regeneração – O Espírito atua nos que creem para mudar suas vidas, regenerando, renovando e transformando a condição interna de pecado, após seu convencimento e por crer, para uma de amor pelo Senhor. Estes corações e naturezas são nascidos de novo, e seus olhos e ouvidos foram abertos para ver as gloriosas verdades da salvação de Deus.
É claro que quem vive e morre não regenerado não pode ser salvo. Não há salvação da desgraça eterna para quem não foi libertado do estado de pecado. Se pudéssemos ser salvos sem a regeneração, sem a renovação das nossas naturezas, não haveria consequentemente a necessidade da morte vicária de Jesus, na cruz do Gólgota!
O poder de Cristo domina e concede autoridade da Graça, aos homens sobre a Nomia e apresentado pelo Apóstolo Paulo o domínio da carne, a ser mortificada pela Graça, em Jesus, o que é Regeneração.
O homem sem Jesus, não alcançado pla Salvação está morto espiritualmente em seus pecados e assim há necessidade de uma noidade de vida, para servir à Deus:
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus ...
Romanos 7:18-25
A Regeneração permite ao homem viver apenas, para Deus e não mais em pecado, embora todos sejamos pecadores, mas regenerados, somos absolvidos em justificação divina. A regeneração é a operação interior necessária para persuadir os homens a responderem à pregação; é uma obra transformadora, um convencimento produzido nas almas dos homens pelo Espírito Santo. O Espírito Santo usa a nomia e a própria consciência humana (Romanos 1.16-10), lei (e a interna nos corações) e o Evangelho (no sentido de Boas Novas audíveis) quando regenera alguém.
Não ocorre apenas uma obra moral, há também, na regeneração, a atuação direta do Espírito na mudança da natureza, nas mentes ou almas dos homens.
Não é um ato de êxtase, mas obra do Espírito Santo, a regeneração também em nada fere as nossas faculdades naturais. Na regeneração o Espírito Santo não causa na mente grandes e arrebatadas impressões. O Espírito Santo opera segundo a natureza das nossas mentes, corações e vontades, sem as subjugar, forçar ou ferir.
Permite ao homem alcançar os Céus.
Somente a obra do Espírito Santo, quem faz, esta regeneração (“O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida. O Espírito Santo efetua de fato uma obra eficaz, direta e poderosa em nossas almas e mentes quando Ele nos regenera. O Espírito Santo opera segundo a natureza das nossas mentes, corações e vontades, sem as subjugar, forçar ou ferir.
“Mas há alguns de vós que não crêem”. João 6:63,64; Romanos 8:11.
Ressuscitado com Poder nos céus e na terra, Jesus Cristo transmite vida aos que creem em seu Nome, aos cristãos, individualmente e a todo corpo, A Igreja. A vontade do não-regenerado pode resistir e recusar o evangelho e a graça que acompanham sua pregação.
O Apóstolo Pedro vai esclarecer que o processo exige mudança e nascimento em novidade, que se tornará completo na Glorificação – vide abaixo –
“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:18-23
A Regeneração nos livra da condenação, pois passamos a ser espirituais e não mais carnais
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.Romanos 8.1
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Romanos 8. 9
“De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:2-6
Quem não é regenerado continua escravo da cédula contrária e proposta contra todos os homens e que foi riscada na Cruz por Jesus, mas quem não crê no Unigênito de Deus não recebe os benefícios da regeneração e do preço pago que riscou a cédula contra nós.
“Paulo fala-nos a respeito dessa obra direta do Espírito: "para saberdes qual é (...) a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos" (Efésios 1:18-20). Ao poder aqui citado atribui-se uma sobre-excelente grandeza, pois foi por meio dele que Cristo ressurgiu fisicamente dos mortos. Paulo queria que soubéssemos que o mesmo poder supremo que Deus exerceu em Cristo ao ressuscitá-Lo de entre os mortos é o mesmo poder sublime que o Espírito Santo exerce em nós, na regeneração, ao nos fazer ressuscitar da morte espiritual para a vida espiritual.” J. Owen
A Justificação – é um ato judicial pelo qual Deus absolve o pecador ainda, que inimigo de Deus, mas agora crendo em Jesus toma posse de direitos adotivos. Deus por ser um santo Juiz, legalmente declara que o pecador que crer em Jesus Seu Filho passa a  ser “justo”, ou “sem culpa”. O pecador é justificado diante do Senhor pela fé (“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.
A Adoção – este passo no Processo está explicitado no Evangelho de João:” Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:12,13
É por crer em Jesus que somos adotados por Deus como seus filhos e espiritualmente filhos da Graça em Abraão, Pai de todos quanto têm fé.
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:15,16,23
A Santificação - sem a qual ninguém verá ao Senhor. Hebreus 12.14
Por ela alcançamos o passo final:
“Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:21-23
A Glorificação – só se dará após o arrebatamento do Corpo místico da Igreja recolhido dentre os que morreram e os que estiverem vivo. Significa que haverá a regeneração corporal, além da regeneração espiritual.
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:28-30
Quando um crente morre, sua alma vai para a presença de Deus enquanto Ele espera pela ressurreição e redenção do seu corpo físico, e ali é confortado e contempla a glória de Deus. A realização final da salvação acontecerá quando Cristo retornar, reunir Seu povo, e glorificá-los junto d’Ele.
“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Romanos 8:29,30
Re-gerados
Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1 Pedro 1:23
Mas qual é o Nascimento?
O nascimento do Espírito Santo, o mesmo que ressuscitou a Jesus dentre os mortos.
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
Premissa fundamental no Processo da Salvação é o Nascer. É ser re-gerados.
“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Romanos 8:17,18
O Novo processo difícil de entender para quem não tem vida no Espírito ou não deixa o Espírito convence-lo do pecado, da justiça e do juízo, sob qual égide todos os homens estão atados.
 “6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Para podermos entender o Processo da Salvação, basta olharmos o que Deus programou para a Humanidade, desde o Eterno passado, na Plenitude, no presente de cada homem, e no Futuro Eterno.
Este processo se dá em vários aspectos:
Planejada Por Deus

Adquirida Por Deus

Produzida Por Deus

Preservada Por Deus

Aperfeiçoada por Deus. Do princípio ao fim a “salvação é do Senhor!” (Jonas 2:9).
Palavra de Deus nunca limita a salvação a um tempo, a um lugar ou a uma experiência. Quando Paulo escreve, “porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” Romanos 13:11

1.    No passado – Genesis 3.15

2.    No passado em Plenitude:” A salvação é o que Deus tem feito por nós em Cristo.”

3.    No presente: “A salvação é também o que Deus tem feito e está fazendo em nós.”

4.    No futuro: “E a salvação é o que Deus fará conosco.”
Devemos orar por nós e pelos outros para que a obra da nossa conversão seja renovada, preservada e aperfeiçoada. Disse Paulo, "Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).
A regeneração é obra completa e acabada, mas também é o começo da obra da santificação. Enquanto estivermos neste mundo a santificação não terá a sua obra completada e como tal, necessita de ser continuamente renovada. Santificação é levar continuamente à morte o restante do pecado que há em nós e o crescimento e o fortalecimento contínuos da graça de Deus em nós. E é certo que oremos a Deus para que efetue nos outros a mesma obra que opera em nós.” J. Owen
Processos de Salvação
Processo dolorido:
Saulo de Tarso
E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
Creu e foi batizado
E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
Atos 9:1-3,5;8,9; 15,18-21
Cornélio
Processo da chamada sem dor – Universalidade do Processo
E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.
Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.
O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor?
Sem acepção – Processo Universalizado – judeus, gregos, gentios
E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado.
E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Atos 10: 1-4;33,34;44-48 Atos 10:
Chamada pela Palavra – O Evangelista em ação – Processo do Envio para Confins da terra
Mordomo de Candace
E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Lendo a Palavra – Conversão pela Pregação. Sem dor, mas com alegria da Convicção
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Atos 8:27-32
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
Atos 8:35-38
Nos três casos houve:
Crer
Espírito Santo em ação
Batismo
Eis o processo completo da Salvação!

EM EDIÇÃO
Fonte:
Fonte: Verdades essenciais da fé cristã; doutrinas básicas em linguagem simples e prática. v. 2 (São Paulo: Cultura Cristã, 1999), pp. 53-54.
A Ordem da Salvação - A Ordo Salutis - David Brown
Bíblia on line
Cristo na Teologia Paulina – L.Cerfaux
Teologia Paulina – Thomas R. Schreiner
Apontamentos do autor
A Regeneração, John Owen

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger