sábado, setembro 9

A Segunda Vinda de Cristo Lição 11 – CPAD – Lição 11 - 3º Trimestre 2017- Atualização 1ª Parte

A Segunda Vinda de Cristo
Lição 11 – CPAD – Lição 11 - 3º Trimestre 2017
Estudo:Pr Prof. Osvarela
De minha lavra, pelo Espírito Santo:
                        “O Apóstolo Paulo conforta os de Tessalônica sobre o futuro, após a morte, uma preocupação que deve ser continuada, em servir de conforto [‘confortai-vos com estas palavras’] era o que ele dizia e precisamos não deixar de falar.
“Arrebatamento é a condição para ser livre da morte física.” Osvarela
Texto Áureo
"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem." Mt 24.27
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
l Tessalonicenses 4.13-18; Lucas 21.25-27
l Tessalonicenses 4. 13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Lucas 21.25 E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
26 Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.
27 E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Introdução
A Vinda de Jesus é sem dúvidas o ponto alto do Cristianismo, pós Vitória da Cruz, Ressurreição.
Sobre isto já escrevemos há anos atrás:
“As Assembleias de Deus são doutrinariamente e dentro do seu catecismo – Credo
– Pré-Tribulacionista;
– Pré-Milenista
Ou seja, tendo nesta área o seu mitte de entendimento dos acontecimentos das últimas coisas o Arrebatamento, antes da Grande Tribulação e do Milênio.
Melhor explicando:
1-Todos os crentes serão arrebatados antes da Grande Tribulação;
2- A Tribulação e o Milenio são períodos de 7 anos [a igreja estará, nas  bodas com  Cristo –  2 Tss.2.8;1Co.15.52.ss] e de 1.000 anos, O Milênio.
O Milênio será um período de Paz, com a retenção do Mal, na figura de Satanás preso. Porém não significa o Fim do Mundo.
Eu sempre assusto alguns, ao afirmar, hoje: “O fim do mundo não acontecerá nem daqui a Mil anos!
Palavra que já utilizamos em outros estudos e da qual apontamos o étimo.
Nós somos pré-tribulacionistas dogmáticos, segundo O Credo Assembleiano (já neste ano de 2017 revisado e aprovado no transcurso da 43ª Convenção da CGADB) e demais resoluções Convencionais.
A nossa crença é de que o Arrebatamento, não só como Fé declaratória, mas sobre tudo sobre fundamento da Palavra de Deus:
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro;
17 - depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Mas, a questão do arrebatamento é crucial para o entendimento da vida futura e o fechamento da era da Igreja na Terra.
Há os que não aceitam a questão do arrebatamento, tendo como único viés de encontro com Cristo, uma única fase da Volta.
 A volta de Jesus foi anunciada pelos anjos, logo após a Ascenção de Jesus Cristo aos céus, como relata Lucas, O evangelista.
E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:9-11
Isto dito, temos que entender o que se seguiu, após o início da caminhada da Igreja (O Caminho) ao longo dos anos, com a expectativa do cumprimento do retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Uma das doutrinas desta Vinda é o assunto principal deste estudo.
Segundo o entendimento pós Reforma e protestante há variadas versões do momento e da forma da Vinda.
Nossa crença sobre este Evento fundamental se compõe da seguinte visão bíblica:
Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas.
A Primeira — antes da Grande Tribulação.
Para o Arrebatamento da Igreja. 1 Ts 4.16,17
Invisível ao mundo
Atômica - Em fração de segundos. "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem." Mt 24.27
Ao som da trombeta – “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1 Coríntios 15:52,53
Evento de transformação dos salvos de todas as épocas e Eras: “os santos do Antigo Testamento serão ressuscitados primeiro, seguindo-se a transformação dos salvos vivos e o simultâneo encontro de ambos os grupos com o Senhor nos ares.”
A Segunda – depois da Grande Tribulação.
Precedida por sinais violentos e atormentadores, aos que ficaram, aqui após a primeira fase (Arrebatamento): “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” Lucas 21.25,26
É a sua vinda em glória
Visível aos olhos humanos
Corporal
Acompanhado com a sua Igreja glorificada. Com os santos (vivos  e mortos ressurretos em um novo corpo incorruptível) arrebatados da terra 1 Ts 3.13
Como Rei do Milênio que se seguirá a esta segunda fase.
Texto apoio:
Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele...2 Tessalonicenses 2.1
Cremos - 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda — visível e corporal, com a sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Ts 4.16, 17; 1 Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 1.14);
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7).
Nosso Credo Diz:
CAPÍTULO XXII. SOBRE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
CREMOS, professamos e ensinamos que a Segunda Vinda de Cristo é um evento a ser realizado em duas fases. A primeira é o arrebatamento da Igreja antes da Grande Tribulação, momento este em que “nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1 Ts 4.17); a segunda fase é a sua vinda em glória depois da Grande Tribulação e visível aos olhos humanos: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!” (Ap 1.7). Nessa vinda gloriosa, Jesus retornará com os santos arrebatados da terra: “na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos” (1 Ts 3.13).
1. O Arrebatamento da Igreja. É o termo que nós usamos para designar o rapto dos santos da face da terra para o encontro com o Senhor nos ares: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.16,17). Nesse evento, os mortos em Cristo e os santos do Antigo Testamento serão ressuscitados primeiro, seguindo-se a transformação dos salvos vivos e o simultâneo encontro de ambos os grupos com o Senhor nos ares. Esse advento será invisível aos olhos do mundo, porém seus efeitos serão perceptíveis. Isso ocorrerá em fração de segundos, e nosso corpo será transformado num corpo glorioso, que estará revestido de incorruptibilidade e imortalidade por ocasião do rapto da Igreja.
Será um evento repentino e secreto, precedido pelos sinais gerais da apostasia, guerras, fomes, catástrofes naturais, perseguições, de maneira que esse evento não pode ser visualizado antecipadamente nem datado por esses ou por nenhum outro sinal. A condição para fazer parte desse glorioso evento é estar em Cristo.
Essa é a primeira fase da Segunda Vinda de Cristo que precederá a Grande Tribulação, período em que a ira de Deus será derramada sobre os moradores da terra.
Primeira Fase
Desta fase só participam os salvos, sejam os mortos, sejam os vivos no átimo desta primeira fase da Vinda de Jesus.
Haverá um ajuntamento dos mortos e vivos, em corpo glorificado para um Encontro com jesus, nos ares.
Pontos importantes da Segunda Vinda de Jesus
1 – Em duas fases
2 – Secreto
3 - Repentino
4 – Invisível
5 – Perceptível
6 – Precedida de sinais: “apostasia, guerras, fomes, catástrofes naturais, perseguições”. “...como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição...” 2 Tessalonicenses 2:2,3
7 – Atômica
8 – Haverá transformação do corpo dos membros da Igreja de Cristo; “corpo será transformado num corpo glorioso, que estará revestido de incorruptibilidade e imortalidade”
9 – Haverá ressurreição dos mortos
10 – Haverá um encontro dos mortos com os transformados nas Regiões celestiais
11 – Haverá um encontro com Jesus Cristo nesta Região Celestial, que Paulo chama “nos ares”
12 - Precederá a Grande Tribulação, período em que a ira de Deus será derramada sobre os moradores da terra
O relacionamento estreito entre Escatologia, Espírito Santo e a Missão da Igreja.
A proclamação e a visão do Reino de Deus através da Igreja é intimamente relacionada com a Iminência, ou seja, o Arrebatamento, que nos leva a pensar sobre a Escatologia.
Os dias finais da Igreja neste Mundo, a ser tomada sobre a cabeça dos homens, de forma invisível.
A Igreja é o ente que atua neste mundo sob as regras do reino de Deus.
A Igreja tem a autoridade do Cristo redivivo.
A base de sua autoridade é a Palavra do Cristo de Deus
Ela é vencedora pela ação do Cristo nas regiões celestiais – as portas do inferno não prevalecerão contra ela...
Tem autoridade no Mundo espiritual
Atua como um corpo, sob a cabeça: Cristo!
Vive em comunhão
Vive em todas as partes do Mundo
Proclama a Iminência
Aguarda o Arrebatamento para se assunta aos céus
Não está confinada em um local físico, mas está livre nas Regiões celestiais em Cristo e com Cristo
É um ente do Projeto divinal, chamado de Plano de Redenção desde as eras eternais, nascido no coração do Pai, realizado pela Obra do Filho e Ajudada a viver em um meio, que lhe é agressivo e opositor, com a presença doce do Espírito Santo, O Consolador, Parakleto.
Esta era a visão deste escritor sobre alguns pontos do arrebatamento nos idos de 2011 [“O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA” - 31/07/2011], sobre o Kerigma.
Que inclui a questão do Arrebatamento, como um dos pilares do Cristianismo que mantém a Igreja na sua caminhada contínua, sob Promessa em destaque no Texto, supra.
É uma função da proclamação: “Função precípua da Igreja, anunciar o Evangelho é algo secular, iniciado pelos Céus, pelo próprio Deus, o que transforma esta ação e obrigação da Igreja em algo especialmente a ser realizado, no Reino de Deus.... Avisar e servir, aos homens, a Palavra de Deus, o Reino de Deus através da Igreja, a qual age como Atalaia do futuro reservado, aos que não recebem a Cristo – Fundamento da Mensagem = Salvação. Ankündigung [alemão] – "anuncio de um acontecimento a se realizar.
O Arrebatamento infere necessariamente a visão sobre o futuro dos homens. Ele atende as nossas necessidades de conhecer as posições futuras de salvação para continuarmos nossa caminhada além túmulo ou após o arrebatamento como igreja, alcançando a Eterna Salvação em Jesus Cristo.
15 - Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor...
A Suprema Esperança Pós-mortem
Para todos, os que morreram, ou que morrerão antes da Volta de Jesus devem ser consolados e ensinados sobre o Arrebatamento.
O mesmo verbo laqah (=tomar), usado para indicar o arrebatamento de Elias, expressa em outros lugares a intervenção de Deus na morte serena do justo (Gn 5,24; Salmo 49,16; Is 53,8).
- לקח - laqach; v. tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar; tomar, pegar na mão; tomar e levar embora; tomar de, tirar de, pegar, carregar embora, tirar; tomar para ou por uma pessoa, procurar, pegar, tomar posse de, selecionar, escolher, tomar em casamento, receber, aceitar; tomar sobre si, colocar sobre
Morte física com futura transformação, para os que morrerem em Cristo, antes do arrebatamento. Pelo arrebatamento, sofreremos a transformação do corpo corruptível. É o revestimento citado por Paulo no versículo 4: não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Por conseguinte, a transformação do arrebatamento transformará o corpo mortal em um novo corpo, permitindo que o homem que a receber, morra somente espiritualmente para o pecado, pois Cristo em si mesmo, é bastante para promover a redenção do corpo exterior corruptível em um novo corpo sem pecado.
"De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos. 6.4.
http://estudandopalavra.blogspot.com/2010/02/normal-0-21-false-false-false.html
Arrebatamento não é uma novidade Neotestamentária:
Vejamos o exemplo de Enoque, usando a figura de “tomar”:
                         “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.Genesis 5.24
“Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” 2 Reis 2:1;11
1ª PARTE



Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger