sexta-feira, agosto 4

A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus – 1ª Parte Lição 6 – CPAD – 3º TRI 2017 1ª Atualização

A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus – 1ª Parte
Lição 6 – CPAD – 3º TRIMESTE 2017
Estudo Pr Prof Osvarela
Texto Áureo
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus." Rm 3.23
LEITURA BÍBLICA
Romanos 5.12-21
12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
14 No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Significados
“Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.”
Usei em alguns estudos neste site, este texto,supra, como centro deste tema sobre a Hamartiologia contida neste presente estudo.
Pecaminosidade: sf. Caráter, inerência do que é pecaminoso; uma palavra derivada de pecaminoso, ou seja, que tem a natureza do pecado. Cheio de pecados. Que procede ou resulta da prática do pecado.
Pecaminoso - adj. Que é da natureza do pecado: atos pecaminosos. Em que há muitos pecados: vida pecaminosa. (Do lat. peccamen)
No Novo Testamento. No grego, a palavra "pecado" também tem vários sentidos, e alguns são correlatos com os termos hebraicos.;
Todos esses vocábulos do grego bíblico descrevem o pecado em seus vários aspectos. Vou apresentar uma lista menos extensa, mas igualmente proveitosa para definir o incisivas das palavras mais incisivas e usadas com mais frequência no Novo Testamento acerca do pecado.
           1)αμαρτια -;Hamartia. em correlação com hatta't (hb), seu sentido é "errar o alvo", "perder o rumo", "fracassar". Indica que o primeiro homem, no princípio, perdeu o rumo de sua vida e fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua vida.
Aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
No Novo Testamento, os escritores usaram o termo hamartia para designar o pecado. Ainda que o sentido equivalente no Antigo Testamento seja o de "errar o alvo", nas páginas neotestamentárias a palavra em apreço tem uma abrangência bem maior - possui um sentido mais forte que a ideia de fracasso ou transgressão. Ela tem o sentido de "poder de engano do pecado" (Rs 5:12; Hb 3:13); é mais que um fracasso. Trata-se de uma condição responsável ou uma característica que implica culpabilidade.
            2) 2) Kakia. κακια; n. f. maldade, malícia, malevolência, desejo de injuriar; iniqüidade que não se envergonha de quebrar a lei perversidade ou, depravação algo oposto à virtude; mal, aborrecimento. É um termo que descreve o caráter e a disposição interiores, e não apenas os atos exteriores. Dele deriva-se outra palavra, Kakos, cujo sentido transcende a mal-estar físico ou doenças (Mc 1:32; Mt 21: 41: 24:48: At 9:13: Rm 12:17: 13:3,4,10: 16:19: 1 Tm 6:10). κακοητεια - kakoetheia; n. f. mau caráter, depravação de coração e vida; sutileza maligna, astúcia maliciosa
            3) αδικια - adikia; n f. injustiça, de um juiz; injustiça de coração e vida; uma profunda violação da lei e da justiça, ato de injustiça.;
Denota injustiça, falta de integridade; como alguém que abandona o caminho original. Em sentido amplo, esse termo refere-se a qualquer conduta errada e significa, ainda, "agravo", "ofensa feita a alguém" (2 Co 12:13: Hb 8:12: Rm 1:18: 9:14).;
“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.” Romanos 1:18,19
O texto de Romanos 1:18 descreve a injustiça como inimizade para a verdade.;
O apóstolo João - 1 João 5:17, afirma que toda iniquidade ("gr. adikia) é pecado (gr hamartia).
               4)ανομια - anomia; n f. a condição daquele que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
Anomia ou anomos - "trangressão". O sentido literal de anomia é "sem lei".;
Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41: 24:12: 1 Tm 1:9). O Anticristo é anomos - "o iníquo" (2 Ts 2:8).
            5) Apistia. Deriva de pistis - "crer", "confiar" - e significa "infidelidade", "falta de fé" ou algum tipo de resistência ou vergonha (Hb 3:12: 1 Tm 1:13). Em 1 Timóteo 1:13 está escrito: "... alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade (gr. apistia)".;Compilação com edição do autor deste presente Estudo (Osvarela) Ref Biblográficas: Teologia Sistemática Pentecostal.
Texto de Apoio:
CREMOS, professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão da Lei de Deus: “porque o pecado é a transgressão da lei” (1 Jo 3.4 – ARA), ou seja, a quebra do relacionamento do ser humano com Deus. Há diversos conceitos bíblicos tanto para designar o pecado, tais como rebelião e desobediência,1como suas consequências, quais sejam: incapacidade espiritual, falta de conformidade com a vontade de Deus em estado, disposição ou conduta e corrupção inata dos seres humanos: “não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque” (Ec 7.20);
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Atanásio, um dos pais da Igreja, dizia que o pecado é a introdução dentro da criação de um elemento desintegrador que conduz à destruição e que somente pode ser expelido por meio de uma nova criação.
Daí, a necessidade do Novo Nascimento. A universalidade do pecado é confirmada em toda a Bíblia3 e comprovada pela própria experiência humana.
Etimologia
Antropologia. Em teologia, representa o conceito bíblico dos seres humanos, inclusive nossa criação, o pecado e nosso relacionamento com Deus.;
Introdução
Este estudo se dará sob o foco da Antropologia e da Soteriologia, no qual a questão do pecado é fundamental a ser entendida por todos os homens, uma vez, que Deus declarou, mas planejou um plano para resolução do axioma: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”
Muito embora, o pecado já existisse antes de Adão e Eva pecarem.
E o mais grave e marcante aconteceu nos Céus – Uranos; -
Porque todo ser criado por Deus tem volição, isto é vontade própria e direito de escolher entre o Bem ou o Mal!
12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
É um questionamento antropológico sobre porque este axioma é estabelecido por Paulo. Uma vez que apenas Adão e Eva pecaram?
É a Doutrina do Homem com todo o seu peso para a Humanidade como entendemos, nós os evangélicos.
E uma busca e encontro da resolução axiomática, através do entendimento da Doutrina Soteriológica, através da Fé nas Escrituras.
No processo da Criação, Deus executou o Seu Plano até ao sexto dia, criando todas coisas com o poder da Sua Palavra.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. “ Gênesis 1:3-25
Porém o ponto culminante da Criação foi realizado pelas próprias mãos do Eterno: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ... E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou...” Gênesis 1:26-28
A Criação do homem é detalhada no segundo Capítulo do livro de Genesis:
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera... E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus... E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar ... E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” Gênesis 2: 2-4;7;21-
Nestes versículos se consolida a questão da Trindade na fala divina: “...disse Deus: Façamos o homem...”
Se Deus falou: “façamos”, sem dúvida estava conversando com O Filho e O Espírito Santo.
Dito isto, prosseguimos na questão do pecado e pecaminosidade humana.
Declaração de Fé – CGADB
5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);
6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos Céus (Jo 3.3-8, Ef 2.8,9);;;
7. No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);;;
O pecado não respeita espaços, sejam antropológicos, ou celestiais, ou mesmo universais.
Definição: Todos os Seres criados são sujeitos ao pecado. O pecado contamina o mundo dos espíritos, o mundo espiritual também e primeiramente foi maculado pelo Pecado.
A Bíblia ensina que somente Deus, e os seres espirituais, criados, não-caídos (como os anjos) não possuem a mácula do pecado. A ideia de que os povos antigos viviam uma vida simples e quieta é desmentida pela antropologia, que revela um lado escuro em todas as sociedades humanas.
A definição, acima, não excluiu o que definimos anteriormente.
A depravação de Satanás (Jó 1.6-2.6), sua queda (Lc 10.18 e Ap 12.8,9, com suas interpretações), a "guerra" no céu (Dn 10.13; Ap 12.7) e referências aos espíritos maus ou impuros (2 Co 12.7; Ef 6.10-18; Tg 4.7) dão testemunho disso. O pecado tem afetado o Universo além do escopo da ciência física.
      Nomes. São dois os termos genéricos para “pecado”.
     Um deles aparece em hebraico no Antigo Testamento; é o substantivo chatá, “o pecado jaz à porta” (Gn 4.7), cuja ideia básica é “errar o alvo”, do qual deriva o verbo: “todos atiravam com a funda uma pedra a um cabelo e não erravam” (Jz 20.16); “E erra o alvo quem é precipitado” (Pv 19.2 – TB).
     O segundo termo é o seu correspondente grego hamartia, que, embora sem conotação moral no grego clássico secular, aparece com tal sentido na Septuaginta e no Novo Testamento: “todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens” (Mt 12.31). O pecador erra o alvo ou o objetivo da vida que Deus coloca diante dele.
     Há, ainda, inúmeras outras palavras que expressam o pecado, como transgressão, impiedade, maldade, perversidade, engano, sedução, iniquidade, injustiça e incredulidade.
2. Sua origem localizada. O pecado já existira mesmo antes da criação de Adão e Eva.
Pecado - Entre os Seres Celestiais
“Estiveste no Éden, jardim de Deus; ...Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, ... Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” Ezequiel 28:13-18
Pecado - Ampliado no próprio Céu
“E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” Apocalipse 12:4,5
Entre os Homens:
Na Queda no Éden. A “queda do homem” é uma expressão teológica para designar o momento em que o pecado entrou no mundo por meio do primeiro casal, Adão e Eva: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo” (Romanos 5.12).
No meio de Grupos e Nações.
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;;Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:9-12
O Pecado é uma ação que se dá individualmente, mesmo no espaço espiritual (entendamos, que os anjos caídos e os anjos que se mantiveram fiéis a Deus, pelo sentido eterno de suas decisões, já estabeleceram sua posição quanto ao pecado).
“Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15
A sociedade contemporânea é uma sementeira de tendências baseadas em capacidade (desde a vida embrionária), sexo, raça, antecedentes étnicos, religião, preferência sexual e até mesmo em posição política. Assim como o pecado se achava em Israel, também há pecado na Igreja.” Origem, Natureza e Conseqüências do Pecado, Bruce R. Marino
Tal definição engloba todo o tipo de situação humana, e a forma de pecaminosidade humana, que envolve a situação provocada até o pecado, ser consumado.
Assim, se buscarmos entender de maneira antropológica e demográfica veremos que a ação se dá em situações de pecado, sob a ótica e ação:
Individual – Lúcifer – “...desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, ... Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.” Ezequiel 28:13-18
Grupos – Terça parte dos anjos caíram, insuflados contra Deus, por Lúcifer.
Grupos demográficos – patriarcado, famílias, povos e nações.
Neste sentido, podemos colocar o pecado, desde o início, em algumas narrativas bíblicas:
Adão e Evaum grupo familiar instigado a negar o entendimento que ouviram do próprio Deus. “ ... É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: ... Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. ... tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:1-6
Caim individual. “...para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:5-7
Família- Coré – “Assim tu e todo o teu grupo estais contra o Senhor; e Arão, quem é ele, que murmureis contra ele?...estes, Datã e Abirão, foram os do conselho da congregação, que contenderam contra Moisés e contra Arão no grupo de Coré, quando rebelaram contra o Senhor; E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinqüenta homens, os quais serviram de advertência.” Números 16.11;26:9,10
“... concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15
Um homem - Davi – “E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela...2 Samuel 11:2-4
Povohebreus, antes de se tornarem nação, sob Davi e Salomão. “...E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.” Números 16.49
Nação Israel – provocada pelo erro e orgulho de um governante – “E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai. E Gade veio naquele mesmo dia a Davi, e disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Davi subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado.” 2 Samuel 24:17-19
II - Salvação – resgate por inteiro
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Etimologia
A salvação (gr. sõtêría)
σωτηρια - soteria; n.f. livramento, preservação, segurança, salvação:
- ;livramento da moléstia de inimigos; num sentido ético, aquilo que confere às almas segurança ou salvação; da salvação messiânica
Salvação - como a posse atual de todos os cristãos verdadeiros:
- Salvação futura, soma de benefícios e bênçãos que os cristãos, redimidos de todos os males desta vida, gozarão após a volta visível de Cristo do céu no reino eterno e consumado de Deus.
Salvação quádrupla: salvo da penalidade, poder, presença e, mais importante, do prazer de pecar. (A.W. Pink)
σωτηριον - soterion; adj. aquele que salva, que traz salvação;
- Que expressa esta salvação, ou através de quem Deus está a ponto de executá-la - esperança da salvação (futura)
"...intrusão corruptora da filosofia pagã no meio do pensamento cristão e um empecilho grave à experiência das riquezas do Evangelho". Stuart Fowler
“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1 Tessalonicenses 5:23, Paulo aqui se refere à "inteireza" da pessoa humana quando emprega essa linguagem tríplice, diz Robert L. Thomas
"...mesmo nesta vida presente, devemos ter uma realidade substancial da redenção do homem inteiro. Deus criou o homem, e Ele se importa com o homem inteiro". Francis Schaeffer
Quando falamos sobre o homem inteiro, podemos dizer “por inteiro”, nem o holismo (não gosto muito do termo holístico, mas sob certo aspecto, aceito o fato que Deus vê o ser humano, como um ser inteiro, na mesma condição trinitária humanizada, na Imago Dei), pode deixar de considerar a existência de partes, na unidade, distinguíveis entre si.
A visão de alma, corpo e espírito, por muito tempo, no início da Igreja, tendo em vista o helenismo e gnosticismo, houve entendimento, e se tornou necessário, para algumas Igrejas locais, de que havia a necessidade e que desprezasse a visão que o corpo poderia realizar as vontades humanos, sem que isto inferisse, em questão, do pecado ao homem.
Tal ideia, foi retratada no versículo supracitado, para que todos compreendessem que a unidade antropológica necessita de restauração total (de uma pessoa humana total), por conta do pecado adâmico. As Escrituras desconhecem um conceito de salvação que exclua todos os aspectos de natureza física. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:13
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, pa.ra que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” 2 Coríntios 5:10
Quando lemos que, o homem receberá o juízo por suas obras, podemos verificar que o pecado atinge todo o homem, sua volição e atos. Não é só a alma quem peca, mas a pessoa quem peca, da mesma forma "corpo e alma, que é redimida em Cristo", não representa uma forma de visão dual do ser humano.
"A cura não deve ser considerada uma opção adicional, inteiramente à parte da nossa salvação".
Dizer que Isaías 53.5 e 1 Pedro 2.24 falam exclusivamente de cura espiritual ou da salvação da alma, e não de cura física, é estabelecer uma dicotomia estranha entre as dimensões espiritual e física da existência humana, dicotomia esta que as Escrituras não justificam.
Definições:
Dualismo - substantivo masculino; rel princípio comum a diversas religiões e seitas que professa a coexistência irredutível do corpo e do espírito, do bem e do mal. fil padrão recorrente de pensamento desde os primórdios da filosofia, que busca compreender a realidade e a condição humana dividindo-as em dois princípios básicos, antagônicos e dessemelhantes (p.ex., forma e matéria, essência e existência, aparência e realidade etc.). Freq. filosófica no cartesianismo, perspectiva segundo a qual o pensamento e a matéria são substâncias independentes e incompatíveis. P.ext. coexistência de sensações, crenças, posições contraditórias em situações, indivíduos etc.
Dualismo e Pecado - um dos mais antigos conceitos de pecado está no dualismo a crença de que há uma luta entre forças preexistentes iguais (virtual ou realmente) – os deuses do bem e do mal.;
As duas forças cósmicas, com a sua luta, são a causa da pecaminosidade na esfera atemporal. Teologia Sistemática – fls 266 – capítulo 8 – Origem Natureza e Conseqüências do Pecado.

O dualismo não pode existir em nenhum canto do universo, independentemente do que nossos filósofos nos digam. Há apenas um poder que possa exceder qualquer coisa, e esse poder é o Deus Poderoso, como a Bíblia nos revela.;
Portanto, de acordo com a evidência encontrada nas Escrituras, há apenas um poder onipotente, não dois. Dessa forma, qualquer doutrina de dualismo que defenda a existência de dois poderes iguais que se opõem (o bem e mal) é uma doutrina falsa.” Got Questions
Salvação – Pecado - Restauração
Etimologia
διασωζω - diasozo; v .preservar em meio ao perigo, conduzir são e salvo através de;
Salvar, i.e. curar alguém que está doente, restaurá-lo;
Salvar livrar de perecer; livrar de perigo, socorrer
Ιαομαι - iaomai; v. curar, sarar; tornar perfeito - livrar de erros e pecados, levar alguém à salvação
καθαριζω - katharizo; v. tornar limpo, limpar, de mancha física e sujeira - utensílios, comida; um leproso, limpar pela cura; remover pela limpeza, num sentido moral; livrar da contaminação do pecado e das culpas, purificar de iniquidade; livrar da culpa de pecado, purificar, consagrar pela limpeza ou purificação / anunciar que está limpo num sentido levítico
καθαρισμος - katharismos; n. m. limpeza, purificação, uma purgação ou lavagem ritual, da lavagem dos judeus antes e depois de suas; limpeza de culpa de pecados feito pelo sacrifício expiatório de Cristo
καθαρος-; katharos; adj. limpo, puro, fisicamente e, purificado pelo fogo; livre de desejo corrupto, de pecado e culpa; livre de qualquer mistura com o que é falso; sem culpa, inocente; limpo de culpa de algo.
αμαρτια - hamartia; n. f. errar o alvo; errar, estar errado, errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro; desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus, pecado; aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias
αμαρτημα - hamartema; n. n. pecado, ação má.
αμαρτωλος - hamartolos; adj. dedicado ao pecado, um pecador, não livre de pecado; pre-eminentemente pecador, especialmente mau, homens totalmente malvados, especificamente de homens marcados por determinados vícios ou crimes.
O conceito do pecado pode ser entendido de várias interpretações ou uso de palavras ou étimos, em um deles, significa errar o alvo (hamartia).
A questão da atividade da Lei sobre a operação do pecado é demonstrada por Paulo, para desconsiderar a desinformação de como o homem pode considerar-se livre das “nomia” para poder pecar livremente.
pessoas moralmente livres simplesmente fazem escolhas livres”, já nos idos da carta aos de Roma, Paulo verifica esta tendência para confrontar a abundancia do pecado.Teologia Sistemática;– fls 266 – capítulo 8 – Origem natureza e Consequencias do Pecado. Osvarela
E entre os cristãos de origem judaica se imaginaram livres para pecar, pois já não estavam debaixo da Lei!
A salvação (gr. sõtêría) refere-se tanto a salvação quanto a cura. Muito freqüentemente, o único indício do significado específico da palavra é o contexto imediato.
Jesus deu exemplos sobre esta questão. Embora, em muitos casos não seja identicamente ocorrido, mas este exemplo de Marcos é emblemático, por mostrar a evidencia da vontade de Deus, através de Seu Filho quanto a completa restauração do homem, em sua totalidade.
“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. E ...alguns dos escribas, ... Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, ... lhes disse: ... Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? ...A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.” Marcos 2:5-12
O correlato da Doutrina da Reconciliação é "a restauração e a cura". Sendo assim, uma pessoa salva e santificada no íntimo, tornada espiritual e emocionalmente inteira pelo Espírito Santo, "não tem menos necessidade ou direito de estar fisicamente inteira"
A restauração do ser humano, por Deus é o fruto máximo do Plano de Redenção da Criação.
Quando há curas, não obrigatoriamente haverá. Mas, em havendo, como no início do Ministério de Jesus Cristo, mostra-se a grandeza de sinal da presença e início do Reino restaurador do homem.
Inseri este conceito de cura e salvação sob a ótica de que a humanidade foi fruto da criação e através do pecado, houve a degeneração antropológica alastrada pelo DNA adâmico, na alma, corpo em todos os homens.
Então quando Jesus é questionado sobre sua missão, o que Ele vai mandar dizer a seu primo João O Batista:
;;;;;;;;;;;;;;;;;; “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:4,5;27,28
Primeiro pela formação humana, inferior aos anjos, mostra o Poder de Deus, e Seu Poder Eterno em realizar proezas com coisas menores, contra o principal Inimigo do Homem, Satanás!
Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” Salmos 8:4,5
A salvação, no Novo Testamento, consiste na "restauração da comunhão entre Deus e o homem" e na "redenção do corpo". Ladd
Irineu, um dos pais da Igreja, dizia: A salvação "salva o corpo, mas não nos tira do corpo".
Esta posição que o Movimento Pentecostal, dos quais fazemos parte, tem sido balizado cm uma visão futura: O Arrebatamento dos crentes, da Igreja.
Será neste tempo futuro e para breves dias, aguardados com o Maranata, que a Salvação se tornará em sua totalidade, na restauração humana e de toda a Criação, após a realização das demais tapas, posteriores e seguintes ao Arrebatamento dos regenerados, os salvos em Cristo.
Regeneração e Restauração
ανακαινιζω - anakainizo; v. renovar, restaurar
ανακαινοω - anakainoo; v. fazer crescer, renovar, tornar novo - ;nova força e vigor dado a alguém; ser mudado para um novo tipo de vida oposto ao estado corrupto anterior.
Regeneração - Ação ou efeito de regenerar ou regenerar-se. Reforma no sentido de melhorar; renovação moral ou espiritual. Reconstituição de um órgão destruído ou arruinado.
Outra palavra para Regeneração é "renascimento", relacionada à outra frase bíblica “nascido de novo”.
O nosso renascimento se difere do nosso primeiro nascimento, quando fomos concebidos fisicamente e herdamos a nossa natureza pecaminosa. O novo nascimento é um nascimento espiritual, santo e celestial que resulta em nós sendo vivificados espiritualmente. O homem em seu estado natural está "morto em seus delitos e pecados" até ser "vivificado" (regenerado) por Cristo. Isso acontece quando ele coloca a sua fé em Cristo (Efésios 2:1).
Tomo de forma compilada e com acréscimos a definição, que segue:
É um processo necessário para sermos introduzido imputados justo, ou absolvidos diante de Deus. A carne humana pecaminosa não pode entrar na presença de Deus. Em sua conversa com Nicodemos, Jesus disse duas vezes que um homem deve nascer de novo a fim de ver o reino de Deus (João 3:3, 7). A regeneração não é opcional, pois "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6). O nascimento físico nos traz à terra; o renascimento espiritual nos leva ao céu. Veja também Efésios 2:1; 1 Pedro 1:23; João 1:13; 1 João 3:9; 4:7; 5:1, 4, 18.
A Regeneração faz parte do que Deus faz por nós no momento da salvação, juntamente com sermos selados (Efésios 1:14), adotados (Gálatas 4:5), reconciliados (2 Coríntios 5: 18-20)
A regeneração é uma mudança radical. Assim como o nascimento físico resultou em um novo indivíduo entrando no reino da terra, o nosso nascimento espiritual resultou em uma nova pessoa entrando no reino celestial (Efésios 2:6). Got Questions
“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:8-11
É um processo continuado. Vejamos que tal pressuposto é explícito nas Escrituras, e declarado como norma de Fé, para nós.
19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Capítulo IX DF – CGADB - “o homem por si mesmo não consegue voltar-se para Deus sem o auxílio da graça divina. Apesar de tudo, a imagem de Deus no homem não foi aniquilada;46 foi, no entanto, desfigurada a tal ponto que a sua restauração só é possível em Cristo.”
“...ser mudado para um novo tipo de vida oposto ao estado corrupto anterior ...
Tem um início transformador, para imputação de legalidade do pecador desfrutar a comunhão com Deus, mas um processo final de redenção corpórea para entrar, no Céu de Deus, e se dá pela ação do Sangue de Jesus e convicção pelo Espírito Santo, que conduz o pecador redimido a compreender e aceitar que é preso do pecado, do juízo e da Justiça.
“E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus” (1 Co 6.11); “não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tt 3.5).
A Restauração do relacionamento do ser humano com Deus, se dá, por meio de Cristo: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados2 Co 5.19
Romanos 7.14-20;;
Hoje - O já: a era vindoura já se iniciou –;A Plenitude dos tempos
O ainda não: a vida carnal; A Era presente [o homem a ser transformado] ainda está em vigor
14 ;
A lei é espiritual
Mas, não sou espiritual; (sou carnal)
15,16;
Quero praticar a boa lei de Deus
Mas, não faço o Bem
17
(extração do pensamento) Quero fazer o Bem
Mas, o pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem
18
Desejo fazer o Bem
Mas, sou pecador;;“na minha carne, não habita bem algum”
19
Quero fazer o Bem
Mas, faço o Mal
20
Quero fazer o bem
Mas, o pecado que habita em mim, neste corpo carnal, não me permite fazer o Bem
Quadros compilados e adaptados de: Romanos - Comentários Expositivos - C. Marwin Pate
A Era;Presente
A Era;Vindoura
O corpo de pecado/morte (o corpo físico) não é mau, mas é o instrumento do pecado e da morte, mas está contaminado pelo Adam) Ainda está em vigor
A nova natureza (ser interior)/mente (quanto à nova natureza, cf. 2 Coríntios 4.16; Efésios3.16;;quanto à mente renovada,;cf. Romanos 12.1,2)
Livre do Pecado, Novidade de Vida em espírito

Mas agora;temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que;sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.”
CONTINUAÇÃO
Bibliografia
Dicionário Strong
Stanley Horton
Citações no corpo do texto
Apontamentos do autor
Declaração de Fé das AD’s CGADB
Biblia on line
Bíblia Dake
Teologia cristã

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger