sábado, maio 27

HULDA, A MULHER QUE ESTAVA NO LUGAR CERTO Lição 9 - Maio 2017 Em Edição - Continua

HULDA, A MULHER QUE ESTAVA NO LUGAR CERTO
Lição 9 -  CPAD Maio 2017
Estudo Pastor Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá." 2 Crônicas 34.24
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Crônicas 34.22-28
22 -Então, Hilquias e os enviados do rei foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe naquele sentido.
23 -E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
24 - Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
25 - Porque me deixaram e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com toda a obra das suas mãos; portanto, o meu furor se derramou sobre este lugar e não se apagará.
26 - Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste:
27 - Como o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te tenho ouvido, diz o SENHOR.
28 - Eis que te ajuntarei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E voltaram com esta resposta ao rei.
Discurso
O tempo da atividade de Hulda - Tinha Josias oito anos quando começou a reinar, e trinta e um anos reinou em Jerusalém. E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; 2 Crônicas 34:1-3
8 E no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a casa do Senhor seu Deus.
E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã.
E Safã levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo: Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou. 2 Crônicas 34:15,16
Etimologia
Hulda (Hebrew: חֻלְדָּה) "doninha", foi uma profetiza contemporânea de Jeremias, mulher de Salum, o filho de Ticvá, ela habitava a "segunda parte de Jerusalém" ou o "segundo distrito".
Chuldah; n. pr. F. Hulda = “doninha” - uma profetiza na época do rei Josias a quem Josias consultou buscando uma opinião de autoridade a respeito do livro da lei encontrado por Hilquias.
נביאה - n ̂ebiy’ah; n. f. profetiza - tipo antigo dotada com o dom da música (Miriã);  forma posterior consultada em busca duma palavra (Hulda); falsa profetiza (Noadia); esposa do profeta Isaías
Exórdio
Uma profeta em Israel. Há poucas referências sobre profetisas em Israel. Mas, a história de Hulda se junta a história de algumas poucas mulheres como Débora que tinham forte influência benéfica em Israel, principalmente quanto a ouvir a voz de Deus.
Alguns dados podem inferir que Hulda tenha sido uma profetisa - n ̂ebiy’ah - comparada aos nabu que exerciam regularmente o dom de profeta.
O fato dela ter chamada para vidência, a respeito, da vida do reino mostra que ela era conhecida pelo exercício profético consultivo na corte do rei, nada tendo a ver com a posição de seu marido.
Assim sendo, Hulda, no nosso entendimento era realmente uma profetisa da corte.
A atividade profética em Israel era exercida nas várias camadas, partindo do Rancho de profetas, estabelecido por Samuel. Dali, saiam profetas cúlticos, profetas itinerantes e profetas de regiões e em destaque os profetas da corte do rei.
Entendemos, que esta formação de profetas não impedia o aparecimento de profetas tomados por Javé entre a população e assim, devido a questão cultural Hulda não deveria ter sido uma profetisa de rancho, mas sim uma profetisa tomada em êxtase pelo Espírito Santo, que a encheu para o serviço, de tal forma que foi reconhecida e consultada pelo próprio rei.
O profeta era uma pessoa que tinha uma influência sobre o povo, ou seja, ele, supostamente, transmitia a Vontade de Deus. O profeta levava ao povo uma direção, a Palavra de Deus!
O fato de seu marido ser referencial para sua apresentação deriva do aculturamento que impunha a apresentação dela como mulher, naquela cultura do Oriente Médio.
Especial e única
A única mulher que poderia ser considerada profetisa na Bíblia, no sentido estrito do termo, é Hulda -  2Reis 22,14, que viveu na época da reforma deuteronomista do rei Josias.
Hulda teve uma importante participação durante o reinado do rei Josias.
Seu marido seria o alfaiate da corte do rei Josias, ou responsável pelas vestes reais e de todos os aparatos decorativos, que incluía cortinas e tolhas do serviço do Templo, coisa de muita responsabilidade real ou espiritual, pois todas as cortinas e aparelhagem de uso sacerdotal nos sacrifícios e trabalho litúrgico fora determinada, diretamente por Javé, a Moisés.
Hulda era esposa de Salum, um homem ilustre e de família nobre, responsável pela guarda das roupas, ou do Templo (manutenção das vestes sacerdotais) ou da corte de Josias (alfaiate das vestes reais).
Hulda aparece nesta narrativa sendo consultada pelo sacerdote Hilquias, pelo escriba Safã, Aicão, Acbor e Asaías, homens a favor de Josias, que se preocupou após a leitura do Livro da Lei descoberto na Casa do Senhor.
Vivendo na região do rei
Onde ela morava determinava a importância de sua família e de sua posição profética, a ponto de ser consultora, ou uma profetisa da corte, uma modalidade de profetas em Israel. A cronologia bíblica nos mostra que naquele tempo, o 18º ano do reinado de Josias 2Rs 22:3, embora já houvesse o ministério de Sofonias  - Sf 1:1, e de Jeremias Jr 1:1-2, a comissão sacerdotal foi procurar e consultar a profetiza Hulda, 2Rs 22:14; 2Cr 34:22
Certamente merece destaque é o fato de Hulda ter sido a pessoa procurada, mesmo tendo grandes profetas como Jeremias e Sofonias vivendo em seu tempo. Alguns estudiosos sugerem que isso aconteceu provavelmente devido ao espaço que seu marido, e talvez até ela própria, tinha no palácio.
Ela morava na cidade baixa de Jerusalém. A localização exata desse lugar é incerta, porém é bem provável que seja o segundo quadrante de Jerusalém (cf. Sf 1:10; Ne 11:9), isto é, a segunda fileira de edifícios a partir do palácio real. A citação de Sofonias, quanto a região, na qual ela morava, mostra sua contemporaneidade com este profeta.
Hulda foi contemporânea dos profetas Jeremias e Sofonias. Uma pequena possibilidade, quanto a relação familiar de seu marido com o Profeta Jeremias.
Isto é, uma possibilidade do marido de Hulda, Salum, ter sido o tio de Jeremias. A Bíblia cita cerca de 12 a 15 pessoas com este nome no Antigo Testamento, sendo o tio do profeta Jeremias uma delas, entretanto é impossível determinar ao certo se realmente se tratava do marido de Hulda (Jeremias 32:7; Jeremias 35:4; Jeremias 52:24).
O Dicionário Strong aponta:
שלום - Shalluwm ou שלם-Shallum; n. pr. m. Salum = “retribuição”; 3) marido de Hulda, a profetiza, no reinado do rei; 4) tio do profeta Jeremias. Talvez o mesmo que o 3
2 Reis 22:14 – Aqui lemos que Hulda era uma profetiza do Antigo Testamento. Também lemos que seu ministério ocorria em conselho privado. Jackson comentou: “Embora Hulda fosse uma profetiza, o registro único do seu ministério profético envolvia alguns homens indo até ela onde eles conversavam em privado…
21 Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme a tudo quanto está escrito neste livro.
No Antigo Testamento só existem registros de mais duas (2) profetizas: Miriã e Débora. Assim, a elas se junta Hulda.
Alguns tem Noadia como falsa profetisa, mas a forma como esta mulher é citada por Neemias, a coloca ao nível de uma profetisa que, daquelas que se deixaram levar, seja pelo valor das ofertas, ou por querer ou ser contra Neemias por suborno e contra a obra de Deus.
E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram. Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.” Neemias 6:12,13
“Do outro lado - existiu ainda uma falsa profetisa: Noadia. Notória falsa profetisa, um dos 3 piores inimigos de Neemias” [Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me. Neemias 6:14]
Cuidado:
Há falsos profetas entre nós!
Os Sambalates, Tobias e Geséns são fáceis de identificar, porque são inimigos declarados, porém, os Semaías e as Noadias, faziam parte dos Judeus, mas eram tão inimigos da Fé-inteligente, corajosa e perseverante de Neemias, quanto os inimigos pagãos.
Sempre haverá Semaías e Noadias no nosso meio, por isso, todo o cuidado é pouco! Quando A Noadia Fala Consigo! Júlio Freitas
Uma profetisa respeitada.
A questão a ser colocada, neste estudo é a importante decisão do rei em chamar Hulda, num momento efervescente no reino, inclusive no meio profético.
Notemos que há profetas bíblicos importantes naquela quadra da vida de Israel:
“Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim; Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.” Jeremias 1:1,2
Nessa época, segundo a Palavra, Jeremias e Sofonias eram vivos e podiam perfeitamente terem recebido a visita do sacerdote Hilquias, e dos demais que estiveram junto a Hulda. Mas o Senhor escolheu esta mulher para falar o que Ele queria que soubessem.
“Palavra do SENHOR, que veio a Sofonias, filho de Cusi, filho de Gedalias, filho de Amarias, filho de Ezequias, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá. Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o Senhor.” Sofonias 1:1,2
Hulda tinha uma autoridade tão grande no Senhor, que foi escolhida pelo sacerdote para buscar ao Senhor pelo rei.
Curiosidade:
                       “O nome de Hulda é mencionado somente uma vez na bíblia, no livro de 2ª Reis, e é interessante ressaltar que a Bíblia relata pouco sobre as mulheres com cargos de profetas, na verdade somente duas mulheres foram citadas na Bíblia, Hulda e a juíza Débora. Além disso, é interessante frisar que na entrada do templo havia um monumento em homenagem a profetiza Hulda e também que uma das portas de entrada era chamada de porta de Hulda.

Com isso, notamos que a pesar de as mulheres nesse período terem uma participação limitada nos cargos religiosos, existiram mulheres que ultrapassaram essas barreiras e exerceram funções que normalmente eram atribuídas aos homens.” Hulda- 08 MAR - pesquisadora Thassia Izabel
           A busca de Hulda e sua profecia mostra que ela era uma mulher verdadeira profetisa, pois o tom profético era duro, nos dias nos quais ela profetizou.
Sofonias, usado por Deus profetizou duramente que, iria punir a nação e consumir tudo sobre a terra governada por Josias.
Embora, Josias estivesse num processo de purificação da Nação Israel estava em declínio espiritual, de tal maneira, que o processo de Josias era um intermezzo nesta trajetória. Por isto, encontramos Jeremias e Sofonias em posição profética de condenação e avisos ao futuro e próximo cativeiro babilônico.
2 Crônicas 34.8 “E no ano décimo oitavo do seu reinado, havendo já purificado a terra e a casa, enviou a Safã, filho de Azalias, e a Maaséias, governador da cidade, e a Joá, filho de Joacaz, cronista, para repararem a casa do Senhor seu Deus... E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã. E Safã levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo: Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou.”
Neste processo Josias tinha uma equipe determinada para tratar dos importantes assuntos do reino.
Estes homens formavam uma espécie de conselho real. Eram homens envolvidos no processo de santificação e purificação. De tal forma, que para ouvir o que Deus queria falar ao rei, eles buscaram Hulda.
E ela estava à disposição de Deus, e do rei, e não disse o que queria, mas o que o momento exigia, numa palavra sábia e diferente do que o momento aparentemente exigia e que Deus estava falando.
Hulda foi usada por Deus para fortalecer a Josias na reforma espiritual que estava ocorrendo em Israel.
A profecia era compatível em relação a situação da Nação, mas em relação a quem se propõe a santificar, como Josias, a profecia exarada através de Hulda é um alívio e uma forma de Deus falar ao coração do rei.
“27 - Como o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te tenho ouvido, diz o SENHOR.”
Alguns alegam que, a morte de Josias em uma batalha poderia indicar algum tipo de favorecimento da profetisa ao Rei.
Entendo que, a profecia de Hulda não infere a natureza da morte, mas já está inserida no contexto do final de vida do Rei Josias.
A narrativa bíblica demonstra que, a morte de Josias, se dá ao término de sua tarefa em redenção do Templo e da vida espiritual por um tempo. Deus falara através do próprio rei do Egito o rei Neco. Josias entra no combate contra o Egito em Megido e morre aos 39 anos de idade.

Historiando: Em torno de 612 a.C., a Babilônia, com o apoio dos medos, derrota a Assíria e seu rei foge para Harã. As coisas ficam fora de controle para os assírios que tentam por três anos proteger Harã e seu rei. Os interesses do Egito em tentar controlar a região e o comércio naquela rota levam seu rei Neco a entrar na batalha a favor dos assírios e contra os babilônios. Foi aí que veio o erro de Josias, que em vez de ficar em seu lugar, pensou ser taticamente melhor entrar naquela batalha para defender o lado da Babilônia. Faltou ele consultar ao Senhor através da Profetisa Hulda!
Não entre em guerras que não suas guerras e nem confie em poderosos.
Deus cuida de seu povo, sejam os inimigos fortes ou não, as nossas guerras são as guerras que Deus vai lutar por nós!
Leia o texto, abaixo:
“...No décimo oitavo ano do reinado de Josias se celebrou esta páscoa. Depois de tudo isto, havendo Josias já preparado o templo, subiu Neco, rei do Egito, para guerrear contra Carquemis, junto ao Eufrates; e Josias lhe saiu ao encontro. Então ele lhe mandou mensageiros, dizendo: Que tenho eu contigo, rei de Judá? Não é contra ti que venho hoje, mas contra a casa que me faz guerra; e disse Deus que me apressasse; guarda-te de te opores a Deus, que é comigo, para que ele não te destrua. Porém Josias não virou dele o seu rosto, antes se disfarçou, para pelejar contra ele; e não deu ouvidos às palavras de Neco, que saíram da boca de Deus;2 Crônicas 35:19-22
As Profetizas (Miriam, Débora, Noadia, Ana, e as 4 filhas de Filipe)
1) Miriam
2) Débora - Juíza e profetiza, mulher patriótica - Jz 4:4
4) Noadia
5) Ana - Fez uma anunciação messiânica - Lc 2:38
6) As 4 filhas de Filipe - 4 mulheres jovens profetizas At 21:9
Esquadrinhando a fala profética de Hulda.
Uma terrível vidência de destruição e tragédia para Israel.
A apostasia do período:
Hulda aparece nesta narrativa sendo consultada pelo sacerdote Hilquias, pelo escriba Safã, Aicão, Acbor e Asaías, homens a favor de Josias, que se preocupou após a leitura do Livro da Lei descoberto na Casa do Senhor.
- A lei tinha “sumido” apesar de estar dentro da casa do SENHOR 2Rs 22:8
- Israel havia abandonado tanto a Deus até havia objetos de idolatria no templo
- E o maior de todos os sinais de apostasia foi que Hilquias e os sacerdotes, mesmo vendo Hulda receber a mensagem de Deus, e informarem pessoalmente o rei sobre a ira do SENHOR, mesmo assim, eles estavam tão coniventes com a apostasia do povo, que foi necessário o próprio rei mandar eles tirarem os objetos pagãos que estavam no Templo do SENHOR
2Rs 23:4 E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo do SENHOR todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
Josias era temente a Deus, muito antes de mandar os sacerdotes consultarem o Senhor, Cronologicamente:
Reto aos olhos de Deus 2Rs 22:1-2; 2Cr 34:1-2
Humilhação 2Rs 22:11; 2Cr 34:19
Consulta 2Rs 22:14; 2Cr 34:22
A resposta do Senhor pela boca de Hulda (2Cr 34:23-28), basicamente se divide duas partes.
Primeira parte da profecia
- Há duas sentenças.
A primeira sentença consiste no aviso de que Deus traria o mal sobre aquele lugar, e sobre os seus habitantes.
O próprio cronista explica que o mal se refere as “maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá” - 2Crônicas 34:24.
Um espaço para permitir que o rei pudesse provocar o povo a se voltar a Deus.
Um adiamento por causa da posição de humilhação de Josias.
Um rei humilhado protege e delonga o juízo de Deus sobre o seu reino, é aprovado e mitigado da condenação.
A segunda parte da profecia - Alívio
Oferece certo alívio ao rei Josias - 2Crônicas 34:26-28.
Trata-se de um oráculo de livramento, onde basicamente foi garantido a Josias que, devido ao seu arrependimento sincero e preocupação com a situação da nação perante os mandamentos do Senhor, ele não testemunharia o juízo sobre Judá e a destruição de Jerusalém durante os seus dias, ou seja, o juízo contra aquele povo não seria revertido, mas adiado para uma geração futura. 
Bibliologia
A Bíblia e Mulheres Mestras; W. Gary Crampton
Quem Foi a Profetisa Hulda na Bíblia? Daniel Conegero
Hulda, a profetisa que mudou uma nação; Publicado em abril 9, 2013; Leilane Gabriela
Nova História: HULDA converte Josias
Profetisas houve ... Marcelo Gross

Jorge Videira
Hodara Batista

Apontamentos do autor

Um comentário:

Unknown disse...

A paz
Grandes ensinamento
Para Glória
De ( DEUS )

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger