sexta-feira, janeiro 20

Obras da Carne 1º Trimestre/2017 – Parte 1 - Um comentário exegético do Tema do Trimestre – CPAD

Obras da Carne (ta erga tes sarkos)
Primeiro Trimestre 2017 – Parte 1
Um comentário exegético do Tema do Trimestre – CPAD
Pr. Osvarela
Texto Apoio
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são:
adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias,
emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:19-21
Sarx – Carne
σαρξ - sarx; n. f. carne (substância terna do corpo vivo, que cobre os ossos e é permeada com sangue) tanto de seres humanos como de animais; corpo -  corpo de uma pessoa; usado da origem natural ou física, geração ou afinidade;  natureza sensual do homem, “a natureza animal”; natureza animal com desejo ardente que incita a pecar; natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento;
Criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus.
σαρκικος - sarkikos; adj. corpóreo, carnal; que tem a natureza da carne, i.e., sob o controle dos apetites animais - governado pela mera natureza humana, não pelo Espírito de Deus; que tem sua sede na natureza animal ou despertado pela natureza animal; humana: com a ideia implícita de depravação
O que pertence à carne
σαρκινος - sarkinos; adj. carnal, que consiste de carne, composta de carne; que pertence ao corpo (como material terreno e perecível); completamente entregue à carne, enraizado na carne
Obras da Carne - São coisas, atos e pensamentos que nos impedem seguir a nossa caminhada até ao Céu.
É batalha diária contra o espírito!
É Odisséia longa com obstáculos ao nosso alvo: Vida Eterna!
É terror que arruína toda busca do homem pela felicidade Gálatas 5:16-26.
"...cada uma delas é uma perversão do que é bom em si mesmo" William Barclay

Pensamento:
Vencer ou ser derrotado?
"A Ilíada só é grande porque nela toda a vida é uma batalha; a Odisséia só é grande porque nela toda a vida é uma jornada."  G. K. Chesterton
Esses dois conceitos acerca desses clássicos da literatura grega acham-se reunidos quando Paulo mostra que a nossa viagem para o céu pode ser uma luta titânica entre a carne e o espírito (Gálatas 5:17). 
Se desejo ser vitorioso nessa luta, o que eu quero tem que ser derrotado pelo que Deus quer.  Ah, que bendita derrota!  Ganho perdendo!
 "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" Gálatas 5:24







A Ilíada (em grego antigo: λιάς, IPA: [iːliás]) um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, de autoria atribuída ao poeta Homero, que narra os acontecimentos ocorridos no período de 50 dias durante o décimo e último ano da Guerra de Troia, guerra empreendida para a conquista de Ílion ou Tróia, cuja gênese radica na ira (μνις, mênis) de Aquiles. Do século VI a.C. em Atenas. O poema foi então posteriormente dividido em 24 cantos, divisão que persiste até hoje. Onde cada canto corresponde a uma letra do alfabeto grego - divisão atribuída aos estudiosos da biblioteca de Alexandria. Historiografia (na temática bélica e estrutura das narrativas historiográficas), a filosofia, etc., sendo amplamente estudada na Grécia Antiga (como parte da educação básica) e, posteriormente, no Império Romano.
Odisseia (em grego: Οδύσσεια, transl. Odýsseia) é um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. Em português, bem como em diversos outros idiomas, a palavra odisseia passou a referir qualquer viagem longa, especialmente se apresentar características épicas. O poema relata o regresso de Odisseu, (ou Ulisses, como era chamado no mito romano), herói da Guerra de Troia e protagonista que dá nome à obra. A história do “herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”. Odisseu levou dez anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.
Etimologia
Idolatria - substantivo feminino; culto que se presta a ídolos.
- fig. amor excessivo, admiração exagerada.
Origem
gr. eidōlolatreía,as 'culto a ídolos', pelo lat. idololatrĭa,ae 'id.', com hapl.
ειδωλον - eidolon; n. n. imagem, réplica; i.e. qualquer coisa que representa a forma de um objeto, seja real ou imaginária; usado dos espíritos dos mortos, aparições, fantasmas, espectros da mente, etc; imagem de um deus pagão; deus falso.
ειδωλολατρεια - eidololatreia; n. f. adoração a deuses falsos, idolatria; de festas sacrificiais formais celebradas para honrar falsos deuses; da cobiça, como adoração a Mamom; no plural, os vícios provenientes da idolatria e peculiares a ela.
ειδωλολατρης - eidololatres; n. m. adorador de deuses falsos, idólatra; usado de qualquer pessoa, mesmo cristã, que participava de algum modo no culto dos pagãos, esp. alguém que estava presente nas suas festas sacrificiais e comia das sobras das vítimas oferecidas; pessoa cobiçosa como um adorador de Mamom.
A Idolatria é comparada a adultério pelo próprio Deus, nas Veterotestamentárias, os profetas anunciam o erro com a idolatria a Baal, Asera ou ídolos postes.
O homem pode ser levado a idolatria. Como alguns reis de Israel se deixaram levar por influência de suas mulheres, vide Acabe e Jezabel:
- μοιχεα - moicheia; n. f. adultério
Uma expressão idiomática hebraica, a palavra é usada daqueles que, pela solicitação de uma mulher, são levados à idolatria, i.e., a comer de coisas sacrificadas a ídolos
Por isto, Paulo O Apóstolo nos ensina a não comer coisas oferecidas aos ídolos, ou não perguntar a procedência se tivermos fé e segurança em Jesus Cristo.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.” Atos 15:20 – o Concílio Apostólico de Jerusalém.
“Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele. Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só ... Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, com consciência do ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada...Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?”. 1 Coríntios 8:1-4;7-10
טמא - tame’; v. ser impuro, tornar-se imundo, tornar-se impuro; religiosamente; poluir-se, ser corrompido; por idolatria
תרפים - t ^eraphiym; n. m. idolatria, ídolos, imagem (ns), terafim, ídolo familiar;  um tipo de ídolo usado em santuário ou culto doméstico.
Βδελυγμα - bdelugma; n. n. uma coisa suja, horrível, destestável; de ídolos e coisas pertencentes a idolatria.
Condenada por YHWH: "Não terás outros deuses diante de mim"
Ela acaba sendo caminho para ações advindas de sua aceitação [o orgulho, o dinheiro, os bens, o emprego, até mesmo, as realizações pessoais (incluindo o nosso ministério, como pregadores, ou pastores) passam a rivalizar com Deus], e nos torna idólatras, seja através de bens materiais, de ídolos humanos, ídolos religiosos:
"Avareza, que é idolatria" Colossenses 3:5;
"Avarento que é idólatra" Efésios 5:5.
Cidades inteiras, ou mesmo Nações inteiras podem ser idólatras e viverem dependentes da Idolatria, inclusive economicamente:
Paulo via os atenienses, "idolatria dominante na cidade" Atos 17:16
DICIONÁRIO AURÉLIO:
1 - Adoração dos ídolos.
2 - Culto prestado ao que não é Deus.
3 - Amor excessivo.
Hebraico:  עבודה זרה
Feitiçaria –
A Idolatria e a feitiçaria são gêmeas da maldade e arma de Satanás, que se unem contra o espírito do homem que deseja fazer o Bem.
φαρμακεια – pharmakeia; n. f. uso ou administração de drogas; envenenamento; feitiçaria, artes mágicas, freqüentemente encontrado em conexão com a idolatria e estimulada por ela 4) metáf. as decepções e seduções da idolatria
φαρμακευς – pharmakeus de pharmakon (droga, i.e., porção de feitiço); n. m. alguém que prepara ou usa remédios mágicos; feiticeiro
φαρμακος - pharmakos; adj. que pertence às artes mágicas
Pharmakeia, de onde provém a nossa palavra farmácia, é traduzida por "feitiçaria" - Gálatas 5:20; Apocalipse 9:21; 18:23
Principalmente significava o uso da medicina, das drogas, dos encantos; depois o envenenamento; depois, então, a feitiçaria.
“E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos. Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata. Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.” Atos 19:18-20
“Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices, Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade; E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos. E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram. E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.” Atos 19:24-28
Mas, já no Antigo Testamento, a feitiçaria é citada com ênfase a não ser útil e utilizada, sob condição de que aquele que usar desta prática será condenado por Deus.
Existem e encontramos diversas palavras nas Veterotestamentárias que podem ser traduzidas por "feitiçaria" no Antigo Testamento.
Entendo, consultando alguns estudiosos que ensinam que o melhor equivalente bíblico da palavra "ocultismo" seja a palavra adivinhação
"Adivinhação é a tentativa de decifrar a vontade dos deuses com o uso de técnicas de magia.  Os pagãos criam que podiam usar a habilidade e o engenho humano para adquirir conhecimento dos deuses sobre certas situações". A Idolatria e a Feitiçaria; por John Clark, apud Packer, Tenney e White, The Bible Almanac, p. 114-115
1 Samuel 15:23 – “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria.”
2 Crônicas 33: 6,7 – “Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho...”
Ler folhas de chá, a mão e as cartas à astrologia - Isaías 47:13. 
Drogas são utilizadas em cultos, até mesmo oficializadas ou legalizadas por leis. A prisão de pessoas drogadas pelos vícios, é uma forma satânica de prender, pelo corpo, os viciados é uma ação religiosa do reino parasita do mal.
O cultivo de drogas revive a feitiçaria pagã. Nos mercados, sobejam os expedientes de manipulação:  ioga, cientologia, zen-budismo, teologia da Nova Era.
Consulte: 2 Reis 9:22 - Miquéias 5:12 - Naum 3:4.
Esta Primeira parte terá continuação

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger