segunda-feira, novembro 9

ALERTA - Lama Invade Cidades No Espírito Santo, após o Rompimento da Barragem em Mariana – MG

Lama Invade Cidades No Espírito Santo, após o Rompimento da Barragem em Mariana – MG
O abastecimento de água será suspenso em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, em decorrência do rompimento de barragens em Mariana, Minas Gerais. A Prefeitura informou que a interrupção será feira assim que a lama chegar na cidade, o que está previsto para a madrugada de segunda-feira (9/11).
Aulas suspensas na Região.
Oremos. Lama vai elevar nível do Rio Doce em 2 metros e Colatina ficará sem água. Previsão é de que os rejeitos cheguem na madrugada de segunda-feira.
Como já prevíamos em ‘post’ publicado, aqui nesta página http://estudandopalavra.blogspot.com.br/ a tragédia do rompimento das barragens as Samarco em Mariana – MG está longe de parar sua destruição.
A quilômetros do local, ainda em situação de destruição, outros Estados estão sendo atingidos pela lama de Rejeitos de Mineração, agora é a vez do Espírito Santo, que aguarda a chegada de um mini-tsunami, como já ocorreu em outras cidades, atingidas pelos rejeitos, nas quais o Rio Doce e seus afluentes foram, literalmente submersas pela Lama densa e contaminada.
Os prefeitos da região aguardam a chegada que poderá inviabilizar o Abastecimento de água potável na região e também o turismo que usa praias fluviais além de prejuízo certo par os pescadores, que ficarão sem sustento para sua família e comércio como restaurantes, mercados e hotéis.
Me intriga, o emudecimento dos MP’s [Estadual e Federal – pois concessão de Lavra de Mineração, e Águas de Rio são da alçada Federal] para que a Empresa tome iniciativa em ajudar as autoridades, disponibilizando veículo (caminhões e máquinas) e assistência ás famílias, além da simples hospedagem em hotéis.
Hoje: Rompimento de barragens afetou Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, em Santa Cruz do Escalvado (Foto: Silvério Joaquim da Luz/Divulgação)
Tragédia
Duas barragens da mineradora Samarco se romperam na tarde de quinta-feira (5/11/2015), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros em Ouro Preto, pessoas foram soterradas e algumas ilhadas. A expectativa de Barros, prefeito de Colatina - ES é de que a lama venha em pouca quantidade, não representando risco ou necessidade de retirada de moradores às margens do Rio Doce. 
O Governo do Estado do Espírito Santo, na manhã deste sábado (7/11), reuniu as áreas de Meio Ambiente, Defesa Civil, a Cesan e a EDP, em uma reunião às 14h  em Colatina sobre a chegada da denominada "onda de lama".  
Participaram da reunião o governo, Prefeitos de Colatina, Linhares e Baixo Guandu, para que seja definido um Plano Estratégico.“Estamos desde ontem trabalhando para diminuir os impactos da onda de lama que vai atingir o Rio Doce capixaba nas próximas horas. Já mobilizamos uma equipe do estado, que segue para Colatina no início da tarde”, afirmou o governador Paulo Hartung.
Alerta E Desabastecimento de Água para população
De acordo com as previsões, os dejetos devem elevar o nível do Rio Doce em cerca de dois metros. O governador Paulo Hartung alerta para que as populações ribeirinhas desocupem a área com urgência.
A administração municipal disse que vai fazer análises constantes até que a água fique apta para o consumo humano. A recomendação da prefeitura para os moradores é economizar água e manter os reservatórios cheios.
Evacuar A Área Das Margens Dos Rios
Assim que chegar [a lama], nós vamos suspender a captação. Então a gente pede para que as pessoas mantenham cheios os reservatórios que elas têm em casa, da mesma maneira como nós vamos manter cheios todos os reservatórios que temos nos bairros. Então a recomendação é que as pessoas economizem, porque a gente não tem previsão de quando volta a tratar”, explicou o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski.
O órgão municipal também informou que está monitorando junto ao Serviço Geológico do Brasil a onda de cheia que se desloca ao longo do Rio Doce e que não há razões para alardes sobre inundações no município.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger