4º Trimestre CPAD 2015
Estudo Subsído Pr Osvarela
Livro do Genesis
Conhecendo o Deus da Criação
Conhecer
como se deu a Criação é tema de debates científicos e religiosos.
Muitos
passaram anos de suas vidas estudando o assunto, seja, pela Ciência ou pela
própria busca do assunto nas Escrituras.
O
embate secular, embora pós-moderno se dá no campo de ideologias e sofrem, os
que aceitam a Doutrina da Criação conforme as Escrituras relatam, com a objeção da Ciência, para com estes, exprimindo
desprezo, sem considerar que a própria Ciência se louva, muitas vezes, das palavras bíblicas, para começar algum tipo de pesquisa e a própria Ciência se
esquece que o Senso Comum é uma parte da Epistemologia.
Ontologia - Ciência do Ser em geral. Parte da metafísica que
estuda o ser em geral e suas propriedades transcendentais. A Ontologia é a parte da metafísica que estuda o ser em geral e as
suas propriedades transcendentes. Pode dizer-se que é o estudo do ser por
aquilo que é e como realmente é. A ontologia define o ser e estabelece as
categorias fundamentais das coisas a partir do estudo das suas propriedades,
dos seus sistemas e das suas estruturas. A ontologia também reflete sobre os
universais (as propriedades ou os atributos). Estes referentes justificam a
forma de se referir aos indivíduos: os Ontólogos ainda debatem sobre a
existência dos universais nas coisas ou na mente.
1. Parte da filosofia que tem por
objeto o estudo das propriedades mais gerais do ser, apartada da infinidade de
determinações que, ao qualificá-lo particularmente, ocultam sua natureza plena
e integral.
2. Reflexão a respeito do sentido
abrangente do ser, como aquilo que torna possível as múltiplas existências [Opõe-se à tradição metafísica que, em sua
orientação teológica, teria transformado o ser em geral num mero ente com
atributos divinos.].
Como
principio deste Estudo é necessário saber que Teologia e Teontologia, não são a
mesma coisa.
Teologia é estudo de deus no
sentido de deuses, ou o estudo de todo o tipo de divindade sem que
necessariamente, seja o Deus Criador e único.
E
incluiu conhecimento geral de Doutrinas, e formas de liturgias e das exegeses e
da hermenêutica da divindade. É por isto que o Teólogo é aquele que se dedica
ao estudo das religiões e sua influência sobre a sociedade. Ele pesquisa a
história, os fenômenos e as tradições religiosas, interpreta textos sagrados,
doutrinas e dogmas religiosos. Associa essas informações com outras ciências
humanas e sociais, como antropologia e sociologia, e identifica as relações
entre a religião e diferentes culturas e grupos sociais.
A
Teontologia é o estudo do Ser Deus.
No caso o Deus Criador. Sua existência, sua ambiência, sua forma e substancia
sua personalidade e caráter, até onde é possível entendermos d’Ele, ou que Ele
nos revele. Osvarela
Embora
a nossa definição supra a definição usual acadêmica da Teologia, advinda dos
étimos, que reafirma de modo geral o que dissemos, e é:
Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, discurso
sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, o estudo sistemático
acerca da divindade (sua essência, existência e atributos).
1. Ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de
sua natureza e seus atributos e de suas relações com o homem e com o universo.
2. Conjunto dos princípios de uma religião;
doutrina. "t. cristã" conjunto dos princípios e dogmas da religião
cristã.
3. Maneira particular de tratar as questões
religiosas.
Leia
o texto: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem ... Pela
fé entendemos que os mundos pela palavra
de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que
é aparente.” Hebreus 11:1-3
A
Teontologia está intimamente ligada a
Criação, e podemos observar, ao estudarmos os argumentos a favor da crença
da existência de Deus [não os apresentaremos, aqui]. Por isto, entendemos que
embora os argumentos para prova de sua existência possam ser discutidos há a
necessidade da revelação e entender que Deus é transcendente. “Deus é Espírito, e importa que os que o
adoram o adorem em espírito e em verdade.” João
4:24
“Deus nunca foi visto por alguém. O Filho
unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” João 1:18
E
esta Revelação está na Palavra. Ela é ”os
óculos” que nos permitem abrir a visão para ver Deus, ainda que não em sua
totalidade. Conhecendo a Deus temos como entender a sua Obra. Ou seja, a
cognoscibilidade é uma capacidade deste Deus,ou seja, ele pode ser conhecido.
“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito
que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente
por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as
que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as
espirituais.” 1 Coríntios 2:12,13
Uma
coisa é fato: Se Deus se revelou é que
ele pode ser conhecido! “Mas Deus
no-las revelou pelo seu Espírito” 1
Coríntios 2:10
E
a Criação é uma das formas D’Ele se
dar a conhecer. Como estamos estudando Genesis ali vamos encontrar esta
possibilidade da sua vontade em ser conhecido e reconhecido na própria Obra da
Criação:
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os
peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra,
e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o
criou; homem e mulher os criou.”
Gênesis 1:26,27
Esta
vestidura da imagem de Deus serviu, para no novo homem, em Cristo termos
aclarado o conhecimento revelacional de Deus:
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” Colossenses 3.10
Estamos
avançando e é necessário entender que há dois tipos de revelação, mas estamos
caminhando sobre o foco da Teontologia como lócus sob a Criação por Deus.
1-
Revelação
Geral; sob a análise dos argumentos, á partir, da própria Criação Romanos 1. 18
a seguir
2-
Revelação
Especial (Pessoal), ou Espiritual; por Jesus, através da Palavra; Hebreus 11.3
Ao
fato, de não podermos conhecer a Deus é a área da Teontologia que chamamos de: Incompreensibilidade
de Deus, ou, não podemos conhecê-lo totalmente. Como Deus é metafísico esta
área fala sobre a imensidade de Deus, representada de forma antropomórfica na
sua palavra.
“Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés; que casa me
edificaríeis vós? ...” Isaías 66:1
Mesmo
a epistemologia se rende a esta imensidade, como Paulo tenta dizer de Deus:
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus
juízos, e quão inescrutáveis os
seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou
quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja
recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:33-36
Quando
falamos da sua incompreensibilidade, incluímos a forma que Ele criou toas as coisas,
a fazendo de certa forma ser incluída nesta característica,pois pela sua
Extensão e por ter sido Obra deste Deus incompreensível torna-se ao homem
difícil conhecê-la pela sua incapacidade de exaurir o conhecimento de Deus.
Ao
estudarmos a Criação e o Livro do Genesis temos a clara noção da necessidade de
obtermos conhecimento do Criador de todas as coisas.
O
Deus Criador é o Deus Único e Subsistente em si mesmo.
“Mas Deus
no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as
coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que
nele está? Assim também ninguém sabe
as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:10,11
É
o que precisamos saber deste Deus.
Sua
Existência, pois é, à partir do conhecimento de Deus que toda a Criação pode
ser entendida, ainda que de maneira mínima, em suas formas, vidas e atividade,
desde a das vidas da fauna, flora e Humana, a toda a atividade Cósmica
Universal. Entendido, aqui que Universal refere-se a Expansão jamais atingida
pela visa humana.
Saiba
que não há como entender a Deus e explicá-lo cientificamente, seria uma lógica
humana, aplicada da criatura para o Criador. Muito embora, não possamos deixar
de encontrar evidencias neste ramo do conhecimento, que venham a manifestar a
sua Existência.
Deus
é difícil de ser entendido, porque ele não tem passivo em sua História,, pois Ele
É: “... EU SOU O QUE SOU. Disse
mais: ... EU SOU .....” Hebreus 3.14
Tenha-se
como entendimento – A Bíblia, jamais procurou provar a Existência de Deus.
O
pressuposto é: “No
princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1
Ou
seja, Ele Existe e Criou.
Como
não somos insensatos cremos que Ele existe. “Disse o néscio no seu coração: Não
há Deus.” Salmos 14:1
Apesar,
da inserção maligna do pecado na Terra ter trazido a insensatez sobre a
existência deste Deus, que conhecemos.
Para
isto, torna-se ter uma mente com a vontade de querer conhecer a deus, mesmo que
a Criação venha revelar a sua existência como diz Paulo [Romanos 1. 18-22], contudo o escritor aos Hebreus revela o segredo
para conhecer a Deus: “porque é
necessário que aquele
que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador
dos que o buscam.” Hebreus 11:6
Conclamo
todos os leitores trazerem cativo seus pensamentos a Cristo, pois nós não somos
capazes de em nós mesmos, pensar sobre a existência deste Deus, é Ele que se
revela, através da Sua palavra, porque quis se revelar.
“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus” ; “Destruindo
os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à
obediência de Cristo” II
Coríntios 3.5;10.5
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