A MANIFESTAÇÃO DA
GRAÇA DA SALVAÇÃO
Lição 13 3º Trimestre
2015
Estudo subsídio: Pr Osvarela
TITO 2.11 “11 Porque a graça
de Deus se manifestou, trazendo
salvação a todos os homens” ARA
“Porque
a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” ARCFIEL
Leitura
Bíblica
Tito 2:11-14 Porque a graça de Deus
se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,
Ensinando-nos
que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste
presente século sóbria, e justa, e piamente,
Aguardando
a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo;
O
qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar
para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 3:4-6
Mas
quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os
homens,
Não
pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia,
nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
Que
abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;
“Διοτι εφανερωθη η χαρις του Θεου
η σωτηριος εις παντας ανθρωπους,”
Tito 2:11
Tito 2:11
Manifestar
φανεροω - phaneroo; v. tornar manifesto
ou visível ou conhecido o que estava escondido ou era desconhecido, manifestar,
seja por palavras, ou ações, ou de qualquer outro modo; tornar atual e visível,
perceptível; tornar conhecido pelo ensino; tornar manifesto, ser feito
conhecido: de uma pessoa, expor à visão, tornar manifesto, mostrar-se,
aparecer, tornar-se conhecido, ser claramente identificado, totalmente
entendido, quem e o que alguém é.
εμφανιζω - emphanizo; v. manifestar,
exibir, tornar visível; mostrar-se, vir para ver, aparecer, ser manifesto;
indicar, divulgar, declarar, tornar conhecido; tornar evidente à mente, tal
como revelação com caráter de exibição ou inferência proposta; - manifestar à
visão, tornar visível.
ανιστημι- anistemi; v. fazer levantar,
erguer-se; levantar-se do repouso; levantar,
ficar de pé;de pessoas em posição horizontal, de pessoas deitadas no chão; de
pessoas sentadas; daquelas que deixam um lugar para ir a outro; daqueles que se
preparam para uma jornada; quando referindo-se aos mortos;surgir, aparecer,
manifestar-se; de reis, profetas, sacerdotes, líderes de rebeldes; daqueles que
estão a ponto de iniciar uma conversa ou disputa com alguém, ou empreender
algum negócio, ou tentar alguma coisa contra outros; levantar-se contra alguém.
- checed - grego βηθεσδα – Bethesda; n m.
bondade, benignidade,fidelidade.
A idéia de manifestar
na etimologia phaneroo é importante quanto a anunciação da Plenitude,
agora disponível a todos no Mundo, seja do judeus, gregos, citas ou servos, gentios.
Há a disposição do homem a Graça Salvadora antes anunciada, mas agora manifesta
liberalmente pela Misericórdia divina e sua benignidade.
ελεος - eleos; n n. misericórdia:
bondade e boa vontade ao miserável e ao aflito, associada ao desejo de ajudá-los;
de pessoa para pessoa: exercitar a virtude da misericórdia, mostrar-se
misericordioso; de Deus para os homens: em
geral, providência; a misericórdia e clemência de Deus em prover e oferecer aos
homens salvação em Cristo; a misericórdia de Cristo, pela qual, em
seu retorno para julgamento, Ele abençoará os verdadeiros cristãos com a vida
eterna
Todos podem desfrutar e ver com seus próprios
olhos, coração e mente a benignidade de Deus através de Seu Filho Jesus Cristo,
que a todos pode e quer salvar, os retornando ao Pai, na Obra da Salvação.
Efeito da Graça
Na Igreja, que é a nova fonte de Bethesda, Casa de
Misericórdia.
Tito 3:1-3 “Porque também nós éramos
noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias
concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos
uns aos outros.”
Esta maior manifestação do Amor de Deus produz
alguns efeitos, que Paulo demonstra a Tito ao ensiná-lo a escolher e impor
sobre a Igreja pastores, presbíteros que conhecessem e tivessem manifestado
algumas da mudanças, e conhecimento de como a Graça salvífica se manifestara, e que esta Graça produz regeneração, na vida dos que experimentaram, com certeza sua
manifestação, que produz Vida abundante.
Ensina:
Renúncia à impiedade
Renúncia às concupiscências
mundanas – “servindo
a várias concupiscências e deleites...”
Novidade de vida - vivamos
neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
À Obediência – “Admoesta-os a que se sujeitem
aos principados e potestades, que lhes obedeçam...”
Buscar a preparação para a vida nova – “e
estejam preparados para toda a boa obra”
Mudança do falar e no convívio:
“...nós éramos noutro
tempo insensatos, desobedientes, extraviados,
servindo a várias concupiscências e deleites,
vivendo em malícia e inveja, odiosos,
odiando-nos uns aos outros....”
Não difamem - “Que a ninguém infamem...”
Não sejam dados a discussões – “nem sejam
contenciosos...”
Tito 3:9 “Mas não entres em
questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque
são coisas inúteis e vãs.”
Demonstrem uma vida modesta - “mas modestos...”
Sejam mansos e sem malícia - “...mostrando toda a mansidão para com todos
os homens.”; “vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.“
Parece-me, que neste momento da Igreja, muitos
se esqueceram destes Mandamentos de Paulo a Tito, com a importância da Mensagem
principal do Evangelho – Salvação de Graça.
Como Lutero descobriu e lutou contra a venda
de indulgencias, há um momento quase idêntico, agora dentro da própria Igreja
Evangélica, com venda de bênçãos e unção.
Não se pode falar de Graça, sem usar Lutero,
ou ao menos citá-lo, ao longo de um Estudo sobre Graça. Lutero ensinava que a
salvação não se consegue apenas com boas ações, mas é um livre presente de
Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do
pecador.
Segundo Lutero, ensinando sobre Graça e Indulgências,
e condenando a prática, do pagamento de perdão de pecados, que em nada podem
substituir a Graça, com Perdão e até mesmo correções divinas,ensina Lutero, que
há variadas formas de servir à Deus, pela Graça dispensada, como ele mesmo diz,
no “Sermão sobre a indulgencia e a Graça... Afirmo (entretanto), continua a
dizer, que não se pode provar, a partir da Escritura, que a justiça divina
deseja ou exige do pecador castigos ou satisfação que vão além de sua
contrição ou conversão sincera e verdadeira, com o propósito de carregar
doravante a cruz de Cristo e de praticar as obras acima mencionadas
(mesmo que não estejam prescritas por ninguém). Pois assim fala Deus, através
de Ezequiel: “Se o pecador se converter e proceder bem, não mais me
lembrarei do seu pecado” (Ez 18.21s, 14ss)”.
Lutero chegava mesmo
a ensinar:
“Se és um pregador da graça, então pregue uma graça
verdadeira, e não uma falsa; se a graça existe, então deves
cometer um pecado real, não fictício. Deus não salva falsos pecadores. Seja um
pecador e peque fortemente, mas creia e se alegre em Cristo mais fortemente
ainda…Se estamos aqui (neste mundo) devemos pecar…Pecado algum
nos separará do Cordeiro, mesmo praticando fornicação e assassinatos milhares
de vezes ao dia”.
Ou seja, a Graça nada requer, mas inspira o
crente a ativar sua, dizia ele, satisfação em se comunicar com Deus, que aqui,
chamo de gratidão e inspiração com renuncia, como Paulo ensina a Tito:
“ “Orar” compreende todas as obras próprias da alma, como ler,
pensar, ouvir a palavra de Deus, pregar, ensinar e similares; “jejuar” inclui todas as obras de mortificação
da carne, como vigílias, trabalho, leito duro, vestes grosseiras, etc; “dar esmolas” abrange todas as obras elo amor
e da misericórdia para com o próximo. Martinho Lutero; Martin Luther,
(Eisleben, 10 de novembro de 1483 – Eisleben, 18 de fevereiro de 1546).
É este o ensino que Paulo quer aplicar e disseminar,
entre os presbíteros de Creta para que sejam em tudo, homens devotados ao pleno
exercício da Fé e exemplo com vida devotada a Deus.
Paulo a Tito:
A Doutrina da Justificação
somente pela fé em Cristo foi o “mitte” ("centro")
da divisão e cisma da Igreja Católica
Romana, de onde surgiu o Protestantismo.
A questão da Justificação – Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos,
por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
Deus.”
Lutero, considerava que essa não era, apenas,
mais uma doutrina, e sim o “resumo da toda doutrina cristã”. Um dos cinco (5)
pontos centrais de sua formatação do protestantismo:
Cinco solas, conjunto de afirmações em Latim,
que definem princípios fundamentais da Reforma Protestante.
A palavra latina "sola" significa
"somente" em português.
Os Cinco Solas sintetizam os credos teológicos
básicos dos reformadores, pilares os quais creram ser essenciais da vida e
prática cristã. Todos os cinco implicitamente rejeitam ou se contrapõem aos
ensinamentos da então dominante Igreja Romana, a qual tinha, na mente dos
reformadores, usurpado atributos divinos ou qualidades para a Igreja e sua
hierarquia, especialmente seu superior, o Papa.
Os cinco solas:
Sola fide (somente a fé)
Sola scriptura (somente a Escritura)
Solus Christus (somente Cristo)
Sola gratia (somente a graça) - a Doutrina da Salvação existente, ao tempo da Reforma, seria uma
mistura de confiança na graça de Deus e confiança no mérito de suas próprias
obras, aliada a compra de perdão, por indulgências vendidas pelo Papa.
Um comportamento chamado pelos protestantes de
sinergismo.
A posição Reformada é a de que a Salvação é
inteiramente condicionada a ação da graça de Deus, ou seja, só a Graça através da obra redentora de Jesus Cristo.
Soli Deo gloria (glória somente a Deus)
Porém, ele estava ciente de que essa doutrina
era rara de ser mantida e que poucas pessoas estavam aptas a ensiná-la
fielmente.
Graça era algo conhecido e ensinado pelo
próprio Kurios ao Apóstolo Paulo:
2 Coríntios 12:9 “E disse-me: A minha graça te basta,
porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me
gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.”
Diante de fraquezas inevitáveis, ao
“anthropos”, é indiscutível que a Graça, aqui, e agora, Salvífica seja algo
marcante na vida do crente, e o esforça para mantença da Salvação em sua vida,
diante da forma gratuita da Salvação a qual, Tito, é instado a preservar na
Doutrina eficaz do Evangelho, através do contentamento do salvo, em Jesus
Cristo, pelo qual somos exortados a tudo quanto se fizer necessário para
manifestação da Graça salvadora.
CONTINUA NA 2ª PARTE
Fonte
Um Sermão sobre a Indulgência e a Graça - Martinho
Lutero; “Ein Sermon von Ablass un Gnade. 1517”
Sola Fide na perspectiva de Martinho Lutero
Apud Fragmento do ebook "A Graça, a Fé,
as Obras e a Salvação" de autoria de Alessandro Lima at “A Doutrina
Luterana da Salvação”
Apontamentos do autor
Bíblia Plenitude
Bíblia on line
E compilações apontadas no corpo do texto.
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