sábado, março 29

O LEGADO DE MOISÉS Lição 13 CPAD 30/03/2014 Em Edição - Continua...(em revisão)

O LEGADO DE MOISÉS
Lição 13  CPAD                                                       Autor do Estudo/Subsídio Osvarela

Dt 34.7 “Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor”.
Leitura Bíblica em Classe
Dt 34. 10-12 E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.
Hb 11.23-29 Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
Informações.
Reuel ou Raguel – amigo de Deus. Hebraico: רְעוּאֵל, hebraico moderno: Rəʻuʼel tiberiano: Rəʻûʼēl, "Amigo de El") é um nome hebraico.
Jetro, sogro de Moisés, que também é citado nas Escrituras pelo nome "Reuel" (Êxodo 2:12; Números 10:29). Alguns entendem que Reuel foi o seu nome próprio e "Jeter" ou "Jetro" foi seu título oficial (isto é, "excelência").
CARACTERÍSTICAS DE MOISÉS.
Nascido escravo
I - 40 anos aprendendo com os egípcios.
As características pessoais de Moisés se destacam em sua trajetória, a sua Biografia é um exemplo da formação da sua personalidade.
Ex 2.10-12 E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado. E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
Um Filho com duas mães
Filho de mãe hebréia, adotado pela filha do Faraó, passou a ser filho da filha de Faraó. Com todos os direitos legais de um egípcio, não deixou de agir a favor dos escravos hebreus, demonstrando o seu caráter forte que não lhe permitia pensar em perder seus benefícios junto ao trono egípcio, em detrimento de seu sentimento de libertação e da defesa dos que sofriam sob o jugo de seu “avô” real.
Príncipe do Egito
Poderia, se não tivesse caráter e sentimento de misericórdia em seu coração, passar ao largo de tudo o que envolvia o seu povo e aproveitar a posição especial que desfrutava.
Um homem obstinado pelo seu povo
Um anti-escravagista - Defensor do Direito – “Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado”;
Um homem de compaixão
Algo já tocava ao seu coração quanto a libertação dos seus consanguíneos, de tal forma que assassinou um homem que feria um hebreu.
Até aos 40 anos Moisés viveu esta duplicidade de vida hebreu/egípcio.
Um Sacerdote
Um Amigo de Deus
Um homem com Poderes Sobrenaturais
Um homem com uma vara – Autoridade
Um homem com cajado – Pastor
Um representante de Deus – “E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus”. Êxodo 4:16
Um Libertador
Um servo servidor
Um Legislador
Moisés foi um legislador que foi alem de sua geração. Ele instituiu herança s mulheres, o que nunca houvera acontecido, antes naquela região.
O caso de Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza.
Nm 27.1-9 E chegaram as filhas de Zelofeade, ...; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza; E apresentaram-se diante de Moisés...dizendo: Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai. E Moisés levou a causa delas perante o Senhor. E falou o Senhor a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas. E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.
Mas, Moisés deixou o maior legado de um Legislador, ao escrever a Lei, o Decálogo e as instruções ao Povo de Israel.
Um Libertador
Um Cantor - Ex 15.1-19
Um Salmista – Sl 90
II - Uma estada entre as ovelhas
Estrangeiro
Ex 2. 15 Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiã, e assentou-se junto a um poço.
Fugitivo
Moisés fugido do Egito se dirigiu a Terra de Midiã, onde casou-se com a filha de Jetro. Ali passou 40 anos apascentando ovelhas.
Importante destacar que o encontro de Moisés com a casa de Jetro se dá por causa da sua personalidade forte e caráter de libertador:
Ex 2. 17-19 Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho. E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa? E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho”.
Estranho
O egípcio hebreu – Moisés tinha características externas de um egípcio, mas tinha em seu coração as características de um libertador hebreu.
Ele absorvera de suas mães estas características, que moldaram seu caráter e personalidade raras.
Um homem ansioso em praticar a Justiça, em defender o direito dos desfavorecidos.
Isto o levou a encontrar uma esposa, ao defender o grupo das filhas de Jetro em suas atividades diárias comum as mulheres daquela região, as encontrou em luta por água, em posição inferior numa região na qual a mulher não detinha direitos maiores e sofria com suas cargas diárias.
Estes são pontos que destacam como Deus olhou para Moisés e viu nele alguém que estava sendo forjado para ser O Libertador, esperado para o povo hebreu.
Afinal, Deus permitira Moisés ser salvo das águas do Nilo para que “o tirado das águas” fosse usado para tirar o povo do Nilo.
Moisés era da casa de Levi, um sacerdote nato.
A experiência com Deus.
Moisés, com a idade de 40 anos chega na Terra de Midiã, e passa a ser cuidador das ovelhas de seu sogro Jetro, um sacerdote.
É uma demonstração de que ele não escolhe trabalho, passa de príncipe do Egito a servidor, pastor de ovelhas.
Parece que de forma natural ele se sujeita a esta situação.
Era Deus preparando e moldando Moisés para entender, quando sozinho comportamento de ovelhas, como guiá-las, como apascenta-las.
E na sua lide diária a sós ele tem o momento do êxtase, do encontro som o sobrenatural da divindade que ouvira falar dos lábios de sua mãe Joquebede, mas não conhecia.
Temos então a vida de Moisés dividida até este momento em dois períodos de 40 anos.
- 40 anos no Egito.
Sendo filho da filha de Faraó.
Preparado em todo conhecimento da casa de sua mãe egípcia, ele obtém cultura e conhecimentos para ser um homem do poder.
A Escolha importante.
Moisés, tenta fazer justiça com suas mãos.
“Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado”;
- 40 anos cuidando de ovelhas.
Moisés chegou a Midiã acuado e fugitivo. Lamentava sua situação, como estranho naquele lugar, mas ali Ele foi ensinado a cuidar de ovelhas e constituiu uma família.
É ali que ele vai ter a visão que mudaria e completaria a sua vida.
É um exemplo deixado por ele, que mesmo após insucesso e até mesmo a idade não pode impedir a conclusão de uma chamada e dos planos de Deus.
Momento decisivo.
- 40 anos no deserto.
Momento decisivo na vida de Moisés. Ex 3.11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
Neste momento após 80 anos Moisés se coloca pronto para ser usado por Deus, pois se considera despreparado para a função.
Um homem com desculpas -
Um Enviado de Deus
Ex 2. 21-25 E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha. E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó; E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
Deus olha para a terra de Midiã e vai trazer Moisés de volta ao Egito, de onde saíra fugido e procurado, mas fora levado ao deserto, lugar onde sobrevivem e aprendem os fortes.
Agora Deus marca um encontro com este homem para que ele conhecesse face a face o Deus de Israel.
Aos 80 anos Moisés tem a sua primeira experiência mística sobrenatural e de forma direta com a divindade eterna.
O que me chama a atenção:
O relacionamento de Deus com Moisés sempre foi face a face, ou seja, sem intermediário, direto e pessoal.
É o que precisamos entender:
“disse: Peregrino fui em terra estranha”.
Deus quer falar conosco, mas precisamos estar na posição e no lugar certo, ainda que este lugar pareça não ser o lugar, no qual, deveríamos estar!
Moises, parece ao dar nome ao seu filho se achar ainda, saudoso dos seus parentes e da sua terra, sim, não podemos esquecer que ele nascera no Egito e fora criado como, e reconhecido ao chegar em Midiã, como um egípcio.
Legado -
O que é um Legado?
“O que é transmitido a outrem que vem a seguir”.
Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa, é deixar algo, de valor ou não, para outra pessoa, e vem do latim, legatus.
Um legado pode ser constituído por alguma coisa imaterial. O Império Romano, por exemplo, deixou um forte legado cultural, linguístico que ainda se verifica em muitas sociedades hoje em dia. Outro exemplo de um legado imaterial é o legado intelectual deixado por vários filósofos e pensadores do passado.
Moisés foi um exemplo de vida, em seu caráter, personalidade forjada pelos labores desde o seu nascimento, pela sua criação em duplicidade de cultura e principalmente pelo seu relacionamento com Deus.
Moisés, no caráter tipológico desta lição é um tipo de Cristo, Um Libertador.
Forjado no deserto pelas provações, tem em seu encontro no Sinai, o primeiro contato com Deus.
Veja como o texto bíblico faz a ligação desta chamada e da necessidade de alguém a ser o libertador:
E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condição.
E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima.
Um homem disponível para Deus
E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
Deus encontra Moisés no trabalho. Um homem corajoso que enfrenta o sobrenatural de maneira curiosa e destemida, mesmo sem nunca ter visto uma visão.
Esta é a característica de Moisés.
Entre o que Moisés nos deixou de legado podemos inserir:
Ter coragem em falar com Deus, no meio do deserto.
E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face”; Deuteronômio” 34:10
O legado de Moisés nunca pôde ser integralmente reproduzido, visto que este texto bíblico infere que jamais houve homem profeta, como Moisés entre os hebreus.
Porém, algumas características de Moisés servem para nossa vida pessoal e ministerial e de cristão, crentes em Jesus Cristo.
Moisés é tão importante que seus ditos e feitos são citados por Jesus Cristo, O Libertador Eterno.
Jesus foi, a perfeição, do ministério mosaico ao realizar a Obra Eterna da Eterna Libertação de todos os povos do “Egito” espiritual e conduzi-los a Terra de Canaã.
Mas, como então este legado pode ser usufruído pelos que seguiram o caminho aberto por Moisés?
Precisamos entender que um Legado pleno como o de Moisés, pode ser usufruído por todos que o observam, através dos diferentes aspectos deixados na trajetória de Moisés.
Moisés foi o Capitão da salvação.
Legado
Qualidades
Fé – Moisés jamais deixou de usar a fé recebida de sua mãe hebréia como combustível para sua vida.
Ele deu esta demonstração ao ter sua atenção chamada para um efeito do deserto, ao ver a sarça ardente.
Porem, ele se voltou para este fato, pois viu alem dos que os demais viam. Ele viu alem do natural ele via pela fé.
Desta forma ele não desacreditou quando Deus lhe deu  uma missão, embora tenha se considerado incapaz, ele não entendia que era esta a posição que Deus buscava em sua vida.
No momento em que o homem se coloca como capaz, por mais dotações mentais e culturais ele possa ter, é este o momento em que ele está apto para Obra do Senhor”! Osvarela
Moisés ouviu a Voz de Deus e creu que O Senhor poderia realizar tudo e muito mais contra a maior Nação daquela época.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
E em um sem número de fatos reforçariam a Fé de Moisés.
A fé do líder é um legado indicado nas Escrituras:
“Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé”. Hb 13:7 - NVI
Paternal – a qualidade paternalista de Moisés foi utilizada como a forma de condução do seu povo. Ele assumiu oi povo como uma família. Muitos líderes perderam esta qualidade. Para alguns, ser um pai é um pesadelo, mas Deus conduz o seu povo como o verdadeiro Pai Celestial, sem acepção de pessoas.
Nm 12:13,14 “Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham”.
Manso - E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Nm 12:3
Mesmo em meio a acusações contra a sua mulher cushita, ele se manteve firme e aguardou em Deus a solução.
Amado de Deus – o verdadeiro líder tem relações com Deus, que não se podem explicar.
Mesmo no acontecimento ou fato do impedimento de Moisés em entrar na Terra da Promessa, pelo Senhor nota-se que há uma relação de confiança, com o destino do homem Moisés nas mãos do Senhor.
Basta lermos os capítulos finais do Deuteronômio.
Moisés fala deste fato, como decidido e sem afetações sentimentais dá as ordens para Josué.
Corajoso - Ex 3.3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. Ex 3.5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
Determinado – “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó
Falava com Deus – “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas”; Nm 12.8
Liderança -
A dificuldade do legado de Moisés é imensa pela capacidade, caráter e personalidade do mesmo.
 “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face”; Dt 34. 10
Formador de líder
Um líder deve estar preocupado em preparar novas lideranças. Infelizmente muitos não têm esta qualidade de Moisés. Assim, um novo Josué é difícil de aparecer.
Mas, Moisés teve esta feliz qualidade, não temer a presença de um auxiliar que o acompanhava em todos os momentos de sua jornada, nem que fosse para dormir no pé do monte.
Se alguém quiser ser um bom futuro líder, precisa prender com Moisés e muito com Josué, pois muitas vezes precisamos segurar as mãos para o líder abençoar seu povo, dormir no sopé da montanha, enquanto  o líder vai ao encontro da Voz de Deus.
Encontramos, neste ponto a forma, ainda usada em nossos dias, da consagração de uma nova liderança.
Após instituir o sacerdócio em Israel Moisés se vê impedido por Deus de continuar a caminhada até a Terra da Promessa.
Sua desobediência a uma ordem do Senhor
Dt 34. 9 E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos;
Formador de equipe
Líder espiritual dedicado e capacitado por Deus.
Homem de visão –
Se fosse em nossos dias Moisés seria considerado o homem de Visão de todos os tempos.
A importância de um líder é demonstrada, pelo quanto consegue ver além da sua própria época.
Moisés tinha estes diferenciais.
Dt 31. 1,3;7;14Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel, E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão. O Senhor teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o Senhor tem falado. E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra E disse o Senhor a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação. que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la
Ele teve ordem de Deus para indicar o seu sucessor:
Ele anteviu a constituição do reino em Israel, ainda ao tempo do início da Aliança sinaítica, realizada há pouca distância de onde morreu.
Quando entrares na terra que te dá o Senhor teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim; Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o Senhor teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti”; Dt 17.14,15
Ensinador

Em Edição- Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger