quarta-feira, dezembro 4

EM EDIÇÃO - Atualização em 06/12 - CURTIR OU NÃO CURTIR? CONTATOS ENTRE GENTE E DEUS E GENTE DE DEUS - 1ª PARTE

CONTATOS ENTRE GENTE E DEUS E GENTE DE DEUS
Com edição de correções gramaticais atualizadas em 08/12/2013
A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NAS ESCRITURAS
COMUNICAÇÃO VERBAL; INTERNET; REDE SOCIAL; VIDA CRISTÃ; RELACIONAMENTOS.
A BABEL MODERNA
Rm 13:10 “O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor”.
INTRODUÇAO
A dificuldade do Relacionamento entre os homens é um fato desde os mais distantes diálogos descritos nas Escrituras.
A Relação Social é um Mandato determinado por Deus ao Homem, para convivência plena entre a Federação antropológica, sob seu cabeça, nosso pai Adão.
Comunicação - communicare (lt.) – tornar comum.
Intrapessoal – comunicação consigo mesmo – diálogo interior - Monólogo;
- Conversas consigo mesmo (diálogo interior); (corrigido o erro de grafia)
- Capacidade de organizar ideias, de fazer correlação entre elas e adequá-las à fala;
- Mensagem que circula no nosso interior, na nossa mente, sendo assim, os pensamentos;
- A maneira como processamos mentalmente uma informação influenciará a nossa interação na comunicação Interpessoal;
- Quanto mais clara a sua forma de pensar, mais fácil será a sua maneira de se expressar;
- Um exemplo de comunicação intrapessoal é a criação de diários.
Comumicação Intrapessoal é um dos Mandatos divinos por Deus ao Ser humano.
Mandatos:

Mandato de Governo - Adão, o Gerente de Deus - Gênesis 1.26,30;
Mandato Cultural - Ordem para a Comunicação, Vida Social, Relacionamentos - Gênesis 2.18-25.
A própria, e séria conversação entre Eva e a serpente, parece a princípio uma conversa de característica mitológica, no entanto, não é isto que lemos no texto bíblico (não há conteúdo mitológico nas Escrituras), mas sim o exercício de mandato de domínio e e controle, além da comunicação entre seres da Criação, sob o gerenciamento do Ser Antropológico criado por Deus, para controlar tudo que Ele criara.
O relacionamento e comunicação era exercido na vertical - Deus e Adão.

Mas, o Mandato toma a forma horizontal, entre os humanos e se autentica como social, quando do momento ápice, o encontro de Adão e Eva, sua mulher criada por Deus. 
A Comunicação mal compreendida (ou mal realizada) pode gerar grandes confusões na área relacional, além de sérios prejuízos na Comunhão.
Ponto a ser Debatido, nas próximas semanas.
BABEL – A CONFUSÃO ESTABELECIDA PELA FALTA DE COMO SE COMUNICAR. Gênesis 11
O evento da famosa Torre de Babel, marco da divisão dos homens. Descendência Noiaca.
Este é um singular marco na História Humana. Quando Deus estabelece a confusão das línguas para impedir a comunicação dos homens, para atingirem seu intento.
Haveria similaridade entre a Torre de Babel e a Comunicação entre gentes de todas línguas e Nações em pleno Século XXI?
Este será sem dúvida um tópico para marcar, determinar espaços, deveres, relacionamentos sob a visão bíblica. Próxima Continuação.
Provérbios 15:1A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
Conheça como acontece a Comunicação entre os seres humanos.
Interpessoal – comunicação com mais de uma pessoa – Diálogo.
A Relação Interpessoal -
Com o avanço dos meios de comunicação, revolucionada pela Internet, onde a comunicação interpessoal corre na velocidade da luz, tornou-se fundamental que essa informação seja clara e transparente, sem suscitar duvidas, de uma ou da outra parte.
Ela será, sem dúvida, a base para se discernir possíveis potenciais de conflitos futuros. A transparência, em toda a acepção de palavra, é a chave para o sucesso dessa relação que às vezes é tão conturbada e de difícil solução! A transparência sem suscitar dúvidas, é e sempre será o sucesso total de qualquer relação interpessoal!Grossi, R.
Para melhorar a Comunicação Intrapessoal:
A Filosofia grega através de um de seus maiores representantes, diz: "Conheça-te a ti mesmo" (Sócrates): Autoconhecimento e controle emocional;
A Bíblia diz: Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27
Deixando Brechas na comunicação:
Fraternal - adj. Refere-se à ou característico de irmãos ou irmãs.Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos: amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição ou amizade: amizade quase fraternal. 
Se não exercitamos o Amor pessoal para exercitar o amor ao próximo, seremos alvo fácil, para ser mais uma ferramenta para mal uso de nossas palavras, pois faltará o amor fraternal.
Podemos passar a ser Ferramenta do Maligno. Gênesis 3.1
Pv 26:19 “Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira”.Ferramenta que só destrói e não edifica, é demonstrada no texto bíblico sobre o relacionamento e comunicação entre nós.
Martelo, espada e flecha aguda é o homem que profere falso testemunho contra o seu próximo”. Provérbios 25:18
E mais: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:16
Qualidades para uma boa comunicação Interpessoal
Conhecer e administrar suas fraquezas
Saber ouvir E escutar
Passar confiança
Ter conteúdo
Entender as necessidades de quem escuta
Símbolos e ícones gráficos também podem influenciar e denotar o que queremos falar.
A comunicação cibernética foi além das palavras. Muitos se comunicam em comunidades ou deres sociais de tal forma que os menos desprovidos de conhecimento digital, aqueles que nasceram quando se comunicavam através de via direta e interpessoal (pessoalmente) desconhecem certos sinais e podem ser engodas, ou enganados e atingidos por textos nos quais são inseridos sinais e símbolos desconhecidos, pelos demais usuários. É a paralinguagem influenciando o nosso convívio.
Paralinguagem - Signos ou símbolos não-verbais que acompanham a fala e no caso das redes sociais a escrita.
Antes se usava um Eh! Ou Héee! Hummm! Agora se usa S2, letra maiúscula para ressaltar a manifestação como grito, ou falar alto com alguém, como numa autentica discussão; uso de símbolos como dois pontos, virgulas e sinais do teclado para falar uma palavra, a ser entendida como forte ou palavra de expressão chula *#@2@&&.
As “emotions”, ou emoções, demonstram a ira ou se o interlocuto(e)r está de bom ou mau humor; além outras formas de expressar as emoções e sentimentos ou caracterizar com ênfase naquilo que se escreve.
Efésios 4:25-32 Portanto, cada um de vocês deve...falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo...Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros... Não entristeçam o Espírito Santo de Deus...Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros...assim como Deus os perdoou em Cristo. 
A ironia tem tomado conta nas expressões utilizadas por crentes ou cristãos para mostrar ou demonstrar a insatisfação, a falta de credito em alguém, de maneira açodada ente os cristãos.
Deu lugar a intrigas, apontamentos, calunias e demonstração de desequilíbrio mental, no sentido caracterizado pela inveja, ganância, egoísmo, mexericos, egocentrismo, murmuração.
Pv 25:8Não te precipites em litigar, para que depois, ao fim, fiques sem ação, quando teu próximo te puser em apuros”.
Cuidado para que o atingido não use as tuas armas contra ti, é o que nos ensina a Bíblia sobre o que vive para atacar:
Algumas formas que vemos ser utilizadas nas Redes Sociais e na Ciberconversação.
Zc 8:16 “Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas”. (Efésios 4.20,25)
Forma Irônica Ou Menosprezo.
- Uso inadequado da língua portuguesa
- Certos nomes insultuosos mesmo ditos em tom amistoso (vigarista, pilantra, tubarão, boa vida...)
- Utilizar palavras que embora sérias, para soar em tom de ironia (sabe tudo, chefinho, meu mestre, meu guia...)
- Vícios de linguagem
- Expressões que menosprezam a capacidade do ouvinte (“Se é que vocês me entendem”).
- Uso excessivo de exemplos pessoais
Relacionamento com a Divindade.
Deus se envolveu diretamente com a Sua Criação. Ele se deu a revelar, de maneira pessoal no inicio quando a consciência humana não fora atingida em sua Inocência.
Desta forma, Deus se mostra um ser social e agregador. (vide abaixo: Caim e Abel).
Um Ser de relacionamento social, de tal forma, que Ele compartilhou Seu sentimento interpessoal, com o homem. Ao vê-lo sozinho, sem alguém de sua mesma espécie para se relacionar, criou um ser idêntico, mas diferente em forma interior (mente e coração - Leb) e exterior (formato anatômico), a mulher a chamada varoa – Eva.
לב leb - n m - ser interior, mente, vontade, coração, inteligência; coração (do homem); alma, coração (do homem); mente, conhecimento, razão, reflexão, memória; consciência ; coração (referindo-se ao caráter moral)
בל bal (aramaico) - n m mente, coração
O relacionamento perfeito, entre os seres se Deus no relacionamento entre Deus e o Homem [Adão e Eva].
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea”.
Após este relacionamento ser perturbado pela ingerência de um ser maligno, nunca mais o relacionamento entre os seres criados por Deus foi natural, sincero e perfeito.
Gênesis 15,20. E tomou o Senhor Deus o homem..., dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
O desvirtuamento das palavras do próprio Deus foram usadas para acirrar o ânimo entre Deus, Adão e Eva. 
Diálogo Pode Ser Fatal:
Serpente e a Mulher.
Muitos se deixam enganar por palavras persuasivas.
Palavras que mudam o sentido do que Deus falou.
Mudam o sentido para conquistar, mais um para o seu lado e sofreram a pena da condenação divina.
Esta é uma situação inexorável, do primado da semente lançada.
Gênesis 3. 1,6 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito...disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Irmão Falando Mal De Seu Irmão.
Fraterno - adj. Refere-se à ou característico de irmãos ou irmãs.
Que ocorre entre pessoas unidas como irmãos: amor fraternal. Que revela ou mostra consideração, afeição ou amizade: amizade quase fraternal.“Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei”. Salmos 101:5
A narrativa bíblica mostra que o interesse de Satanás é dividir.
A primeira e mais importante unidade multicelular da Criação, a ser atingida, foi a família. Objetivo: atingir o DNA antropológico, inserido em Adão e inserir a divisão e a impureza da falta da Inocência (no sentido proto) na Federação Humana,através do Seu chefe.
A mais perfeita família humana, que já pisou na Terra foi atingida num momento de separação.
É um exemplo de como a separação ou afastamento é uma arma a ser combatida.
Embora a Comunicação seja uma arma de aproximação, e um mandamento divino, se desvirtuada, ou não utilizada sob a visão divina da sinceridade, [não confundir, com dizer a nossa “verdade” de maneira inoportuna, ao próximo] pode ser uma forma de desenvolver amargura de coração ou aquilo que a Bíblia  chama de “raiz de amargura” (Hb 12:15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.)
Abel, segundo filho daquela família, do qual pouco conhecemos, pois a Bíblia não detalha, ou narra em poucas linhas, sobre sua curta existência, foi vitimizado pela Comunicação desvirtuada entre irmãos. Um Mandato Cultural.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou”.
O mais interessante, que Deus interviu junto ao seu irmão Caim: 
- E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
Gn 4.1,10. E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu ...E deu à luz mais a ... Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra- E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar,ss...
Segundo Diálogo: Condenação do Mal
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
Deus Conversa Com O Homem.
Gn 8,14. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
MODELOS DE AÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNDO VIRTUAL
Vamos detalhar a cada um, nas próximas Edições! 
  Face comunicação
   -   Face veneração
   - Face murmuração
   -  Face dedicação
  -  Face saturação - torna-se quase um vício e perturba a todos que estão em sua lista de amigos;não tem hora para mandar um “importante” e novo “apps” que surgiu, quer que todos acompanhem o que posta e ainda manda pedido para jogar com ele.
  -   Face mensagem - mensagem na rede social é muito válida, pode ser importante e ajudar, garante privacidade (até onde é possível na Internet) só que o chamado “in box” não deve ser utilizado, em meio a comentários, para que aquilo que “só eu sei” possa ser usado contra aqueles, que não podem saber;
 -   Face mexerico - na mesma linha segue o chamado mexerico, condenado pelas Escrituras; usa-se as redes sociais para disseminar entre os irmãos, entre a família, entre os colegas de trabalho, algum tipo de “critica” e desabafo contra a direção, seja do pastor, do dirigente, da convenção, da liderança. Criam fatos que não são verdadeiros e coloca-se na rede com ajuda de “amigos” que vão ajudar a disseminar, como verdade, em compartilhamento. Isto é uma verdadeira “guerrilha” verbal! Interessante, que a Rede Social fornece munição para qualquer um mal-intencionado formar seu próprio "exército de ataque"!
  -   Face mal-falação - A vida íntima da Igreja está sob os holofotes das redes sociais, em toda s sua intimidade, sem nenhum pudor. Tópico que revela que  falar mal de quem não gostamos, é uma arma ou ferramenta a serviço do que despreza as orientações bíblicas. É um desserviço à comunhão entre amigos, e irmãos. Fala-se mal de todos e só, apenas “eu” estou certo e ainda gaba-se em dizer: “se gostou ou não gostou é assim mesmo!” Muitos ainda utilizam versículos bíblicos fora do contexto. Ou usam ditos populares, ou “posts” de mal gosto que se encontra aos milhares no mundo virtual. O mal desta verdadeira praga, é que se o atacado se pronunciar ele vai se colocar como agressivo, e na maioria das vezes nem sabe que seu nome ou caso está sob a língua ferina do mexeriqueiro, quando vai saber já é tarde. Este mal conta, com uma arma cibernética, uma vez publicado na Internet jamais será retirado, pois se multiplica, após o primeiro compartilhamento!
 -  Facesportividade - 1 Coríntios 9:24-27 Não sabeis que os que correm no estádio, correm, na verdade, todos, mas um só é que recebe o prêmio? Assim correi, de modo que o alcanceis. Todos os atletas em tudo se moderam; aqueles, com efeito, para receber uma coroa corruptível, mas nós uma incorruptível. Eu por minha parte assim corro, não como na incerteza; de tal modo combato, não como açoitando o ar; pelo contrário esbofeteio o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que havendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser rejeitado.
          - gostar de esportes, que, aliás, é um tema encontrado nas Escrituras, com ênfase nos escritos paulinos, não se configura como erro. Mas, passar dias e horas postando, críticas ofensas, fotos do elenco de sua predileção, devoção exacerbada, maior do que muitos que não têm a mesma fé, atacando seus eventuais parceiros de outras agremiações, que não a de sua predileção tem se tornado uma forma gutural de desperdício de tempo, entre os cristãos; se na mesma quantidade e euforia, ou êxtase, do grito de “goal” fossem postados “posts” sobre salvação e evangelismo, teríamos a maior rede de evangelismo, jamais posta em prática desde a Igreja Primitiva, que Felipe, Pedro e Paulo seriam vistos como exemplo, e alcançaríamos o Ide , no sentido dos confins da Terra em poucos dias. 2 Timóteo 4:2 “prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, convence...
 ·  -   Face pregação
 ·  -   Face prosperidade     
 -  -  Face falar mal do seu pastor - Colossenses 4:6 O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.
     – este é um dos maiores e mais atual tema de postagem. Seja sobre os pastores locais, seja dos pastores de campos, seja de pastores convencionais.
Falar mal de pastor passou a ser um direito “democrático”, um exercício do direito de voz, sem respaldo bíblico.

    Parece-me que alguns entendem que não falar de forma verbal e pessoal é o que deve ser respeitado e é recriminado pelas Escrituras, mas que as redes sociais têm o condão de permitir o desrespeito e a demonstração deste mesmo desrespeito aos pastores e também, por que não? Dos irmãos.
Pode ser feito na “minha página pessoal” sem nenhum tipo de restrição a minha fé.
Assim, muitos reclamam de seus lideres, desabafam sobre o pastor que foi e o que chegou, atacam seus irmãos de Igreja, sem a mínima sensação de que estão pecando.
1 Timóteo 3. 15,16 ... saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.  Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade...
   Hebreus 13.17 Obedeçam aos seus pastores e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria, não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.
 ·  -  Face desabafo
 ·  -  Face torpe falação - Há um texto paulino cujo conteúdo é extremamente forte e contem todas as formas incorretas, as quais o cristão deve evitar no seu relacionamento, seja em cartas, seja em escritos, seja em cibertextos, seja no relacionamento direto, ou diário com seus pares, na Igreja, ou na rua, em casa, ou no trabalho, a digitação, em redes sociais, ou em qualquer outro relacionamento interpessoal.
Cl 3:1-7,8 ss “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca”
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
O texto Veterotestamentário contem inúmeras advertências sobre a expressão verbal no relacionamento entre pessoas (interpessoal), o pregador, e proverbialista se esmerou em escrevê-las para que sejamos confrontados cm elas e possamos aprender a controlar o que falamos, para não sermos escravos da palavra dita, dita a seu tempo. Quando escrevemos devemos buscar o modelo cristão e bíblico:
“Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade”. Eclesiastes 12:10
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger