domingo, janeiro 6

LIÇÃO 1 CPAD - 2013 - A APOSTASIA NO REINO DE ISRAEL

Elias e Eliseu
Texto Áureo
I Reis 16:31. E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
Leitura Bíblica Em Classe
I Reis 16:29-34. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.Em seus dias Hiel, o betelita, edificou a Jericó; em Abirão, seu primogênito, a fundou, e em Segube, seu filho menor, pôs as suas portas; conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Josué, filho de Num.


A Figura de Elias
1 Rs. 17. 1 ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
Personagens Destaque:
Dois Grandes Profetas Não Literários.
Os profetas se dividiam em profetas que escreveram seus livros e outros que não escreveram seus livros, e mensagens, mas são citados nas Escrituras, esta dupla famosa, é o melhor de Deus em se tratando dos Profetas em Israel.
Elias é emblematicamente citado no Novo Testamento na Transfiguração.
É apresentado junto com Moises o grande Libertador de Israel, em paridade divina e tipológica.
Lucas 9:30-33. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
O Antigo Testamento está representado por Moisés e Elias.
Moisés encarna a Lei; Elias, a profecia.
Etimologia
Haggada: Hagadá , Haggada , relato da saída do povo hebreu do Egito e dos costumes observados por ele lido durante a cerimônia da noite de Páscoa Judaica
Eliahu - Elias , nome próprio masculino ( Hebraico ); profeta hebreu que lutou contra a idolatria na terra de Israel ( Bíblico )
Elisha , nome próprio masculino profeta hebreu escolhido por Elias para ser seu sucessor ( bíblico )
Strong - 0452 אליה ’Eliyah ou forma alongada אליהו ’Eliyahuw
- grego 2243 Ηλιας; n pr m
Elias = “meu Deus é Javé” ou “Yah(u) é Deus”
1) o grande profeta do reino de Acabe
Eliyahu Ha-Navi, ou Elias Hanavi (Elias, o Profeta)
Elias, o Tishbite
Navi ou Nabi – Profeta.
Vidente - 1 Sm 9.9
Elias e Suas origens.
Socorro-me das Escrituras Neotestamentarias, para citar: Hebreus 1:1. HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...
As histórias de Elias estão no primeiro e segundo livro dos Reis, que nós chamamos de Livros Históricos.
A Bíblia Hebraica chama estes livros de Profetas Anteriores.
Não entrarei nesta digressão do assunto Profetas.
Se o leitor colocar o tema em nossa página em pesquisa, vai achar inúmeros estudos sobre o assunto, que Deus nos deu ao longo destes anos dedicados, pela Misericórdia, ao santo Estudo das Escrituras.
O melhor desta Unção e Forma de Deus falar com o Seu Povo, que nós ainda como pentecostais, vemos sendo usada em nossas Igrejas.
Eles queriam conhecer a história enquanto interpretada com um olhar profético.
Por isso chamam esses livros de Profetas ou Proféticos. Isto os ajudava a discernir melhor os apelos de Deus dentro dos fatos da sua própria vida.
A Bíblia Sagrada no Antigo Testamento, ou a Torá, nada nos diz sobre suas origens, seu nascimento ou sua vida antes de sua repentina aparição, no capítulo 17 do 1º Livro dos Reis.
Segundo certas versões talmúdicas ele é descendente de Aaron, outras dizem que é da tribo de Benjamim.
Personalidade
Elias era:
Elias, o Tishbite, ousado e passional, é um dos profetas de personalidade mais forte, por isto é uma das figuras mais poéticas da história judaica. Depois de Moisés, é o maior e o mais venerado entre os profetas, no hebraísmo judaico.
Eliyahu ha-Navi, como passou a ser chamado, é o profeta da Redenção final do povo judeu;
-Passional
-Bipolar
-Tendência Depressiva
I Reis 19:1-10. E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
-Ousado
-Destemido
-Contundente
I Reis 18:17-19. E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe: És tu o perturbador de Israel?
Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR, e seguistes a Baalim.
Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
-Obediência
I Reis 17:3-9. Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
-Fé e determinação
I Reis 17:13-14. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
-Convincente
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
-Reconhecido pelos Seus Feitos Como Homem de Deus e Nabi
I Reis 17:16-24. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do SENHOR na tua boca é verdade.
Aparência Física:
I Reis 18:7. Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?
Ameaçador por conhecer a Deus, por isto foi tomado em Carruagem de fogo e não  passou pela morte – tipo do arrebatamento da Igreja por sobre a cabeça dos homens.
-Capacidade Física impelida pelo Espírito do Senhor
As escrituras narram uma passagem, ao final da disputa de Elias e os profetas de Baal e Asera, quando os Céus liberaram as chuvas, e ainda sem sinal dela, Elias manda Acabe aparelhar sua carruagem e ir-se para não ser pego pela abundante chuva, que viria.
Neste momento a Bíblia narra que Elias se pôs de joelhos e logo depois foi tomado e correu um distancia considerável sob o poder da Unção.
A distância reta entre o monte Carmelo e Jizreel é de cerca de 37 km (medido no Google Earth).
Levando em conta que o menor tempo feito em uma maratona, por um atleta devidamente preparado e no auge de sua forma atlética, é de 2:03:59 [h;min;seg], fica claro o feito de Elias! Texto compilado – sem autor a ser dado como válido.
Estudando o assunto encontrei esta frase, que descreve o incrível feito do profeta.
Carruagem e profeta disputaram uma incrível corrida.
Para os céticos, que não leem a Bíblia com olhos espirituais ou acham que estes fatos, como os feitos de Sansão e Davi, são míticos, é necessário saber que Deus criou o homem e tem poder para fazer, esta incrível máquina humana, realizar tais proezas, para Glória do seu Nome e não como exibição.
Assim a frase diz:
“É por isso que Elias, é nosso Usain Bolt tesbita"
I Reis 18:46. E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.
Viajante contínuo Pelo Deslocamento
– Transladado [– transladar - Mudar de um lugar para outro.]
trasladar - (traslado + -ar) v. tr.1. Transportar de um lugar para outro. = MUDAR, TRANSFERIR
Transportar de um lugar para o outro;
Elias não tinha problema de falta de transporte, ele possuía intimidade com Deus que podia fazê-lo ser transladado pelo Poder do Espírito Santo, que o envolvia.
I Reis 18:8-12. E disse-lhe ele: Eu sou; vai, e dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.
Vive o SENHOR teu Deus, que não houve nação nem reino aonde o meu senhor não mandasse em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está, então fazia jurar os reinos e nações, que não te haviam achado.
E agora dizes tu: Vai, dize a teu senhor: Eis que aqui está Elias.
E poderia ser que, apartando-me eu de ti, o Espírito do SENHOR te tomasse, não sei para onde, e, vindo eu a dar as novas a Acabe, e não te achando ele, me mataria; porém eu, teu servo, temo ao SENHOR desde a minha mocidade.
Não confundir com ubiquidade.
Época e Reinos.
Contemporaneidade
Viveu na época que a Terra de Israel estava dividida em dois reinos, o do norte – o Reino de Israel – e o do sul – o Reino de Judá.
E o rei Ah’av, filho de Omri, governava Israel (871-852 a.E.C).
Este, segundo a Torá, “fez muito mais para provocar o Eterno D’us de Israel, que todos os outros reis de Israel que o precederam” (Reis I 16:33). Morasha
O próprio nome Elias, que significa "Yahweh é Deus" ou "Yahweh é meu Deus", já expressa seu caráter e sua função na história bíblica.
-יהוה הוא אלוהים
- הוא האלוהים שלי
Elias Um Monoteísta e Mantenedor da Fé no Senhor de Israel –
Originário de Tesbi, Elias exerceu seu ministério no reino do Norte, no século IX a. C., em tempos de Acabe e de Ocozias.
I Reis 16:29-33. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.
E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria.
Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.Pelo próprio nome de Elias ele é compelido e chamado por Deus para combater, á sua época a situação caótica, mantida pelo desmazelo e casamento do rei Acabe, descendente da família de Amri, Acabe, que subiu ao trono no ano de 874 a. C., o qual havia desposado Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro e grande sacerdote de Astarté (1Rs 16,31).
Jezabel
Um Casamento Político e Um Desarranjo Espiritual
Assim como Salomão, Acabe, ao qual a Bíblia chama de – mau – aliançou-se com os Sidõnios através de um casamento com a filha deste: Jezabel.
A qual se mostraria extremamente ousada, influente, controladora do Rei de Israel, [-veja a passagem sobre a Vinha de Nabote – não podemos deixar a nossa vinha de maneira nenhuma. A Lição de Nabote nos ensina a sermos fiéis ao nosso legado espiritual mesmo que nos leve a situações, tão graves quanto a qual ele sofreu. Representa a manutenção do estado espiritual recebido dos pais, em lições que não se vende ou se dá por que não tem preço]
Jezabel foi uma princesa fenícia casada com o rei Acabe de Israel.
Jamais deixou de adorar aos seus deuses estaca: Jezabel continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel.
Mantenedora dos ‘profetas’ de seu povo.
Para tanto manteve com o erário santo do povo os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Achera – Asera - (deusa fenícia da fertilidade).
No palácio real havia espaço dedicado a Baal.
Jezabel era filha do rei dos Sidónios Etbaal, tendo o seu casamento com Acabe sido o resultado de uma aliança que tinha como objetivo de fortalecer ambos os reis quanto aos vários estados de beligerância, entre os povos daquela região, contra ataques inimigos. Leia 1 Rs 20 – rei Ben-Hadade -
Mas, foi uma forma de Acabe dizer:
“Eu não confio mais neste meu Deus!”
Introduziu em Israel, pelo seu casamento, adoração a vários deuses e práticas litúrgicas a estas divindades, que interferiam na vida religiosa da Nação Monoteísta, chamada por Deus para levar o Seu Nome diante das outras Nações!
Apostatou e acatou a adoração a deuses Estaca – Baal, - deus fenício [cujo símbolo, uma estaca, tinha a forma fálica], que exigia prostituição nos seus cultos – pois era o deus da ‘fertilidade’ para os sidónios, Astarote, Asera [mulher de Baal] e outros deuses.
É este tipo de Apostasia que Acabe insere no panorama da Nação de Jeová!
Precisamos atentar para que nada possa tomar o lugar do Senhor em nossas vidas.
Casamentos como o de Acabe, que parecem vantajosos, podem matar uma família inteira, pela inserção de valores, morais, espirituais e físicos, na Igreja!
Cônjuge: Acabe
Filiação: Etbaal
Filhos: Jorão de Israel, Atália, Ocozias de Israel
Os fenícios eram um povo navegador, que negociava madeiras nobres, ouro e pedras preciosas. Habitavam em diversas cidades, às margens do Mar Mediterrâneo. Maior potência comercial na época. MCristão
Acabe

Um rei dominado
Um rei fraco
Um rei mau
Um rei sem autoridade
Um rei que não mandava em sua própria casa
Um rei Apóstata – pior de suas qualidades
Um rei vacilante
Um rei que prostitui a Nação espiritualmente
Um rei emocionalmente fraco – para se animar após uma derrota quer comprar a vinha de Nabote para fazer dela uma horta e plantar hortaliças e ainda fica amuado, quando Nabote diz não!
I Reis 21:1-3. E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
O Agente de Deus Contra A Apostasia
A resistência local contra esta política religiosa foi encabeçada pelo profeta Elias.
Ele foi um campeão do monoteísmo de Yahweh.
Elias foi o paladino da justiça divina para manter aceso ao Altar de Jeová na Nação, e confirmo a frase: "surgiu como fogo e cuja palavra queimava como uma tocha", uma figura de primeira linha na sucessão das duas Alianças.
A Notoriedade de Elias entre os Judeus Em Nossos Dias
No judaísmo, o nome de Elias é invocado no ritual Havdalah semanal que marca o final do Shabat, e Elias é invocado em outros costumes judaicos, entre eles o Sêder de Pessach e do brit milá (ritual de circuncisão).
Ele aparece em várias histórias na literatura rabínica e no Hagadá, incluindo o Talmude Babilônico.
É também contado entre os judeus, nas sinagogas o grito entoado pelo povo no Carmelo na grande batalha de Elias contra os 400 profetas de Baal e os 450 de Asera: “O Eterno é D’us!” (Hashem Hu Haelokim).”
 No final de cada Yom Kipur, nas sinagogas ao redor do mundo, sete vezes os fiéis repetem “O Eterno é D’us!” (Hashem Hu Haelokim) [Ou “ O Senhor é o Verdadeiro Deus” - ה 'הוא האלוהים האמיתי - חה אלוהים לבדו הוא אלוהים]
“...as palavras usadas no Monte Carmel [Monte Carmelo] por Israel, após ter testemunhado o profeta Elias fazer descer fogo do céu para derrotar os sacerdotes da idolatria.”
1 Rs 18. 38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rêgo.
39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!
Os Ciclos destes Profetas:
"Ciclo de Elias" (1Rs 17 - 2Rs 1,18) - Avançaremos sobre o tempo de cada um!
"Ciclo de Eliseu" (2Rs 2-13), que começa com o arrebatamento de Elias, momento em que Eliseu o sucede.
Parecer expressado por Flávio Josefo (Ant. IX, 2, 2): "Elias desapareceu dentre os homens e, até o dia de hoje, nada se sabe sobre sua morte”.
Na realidade, o fim de Elias está descrito tal como apareceu aos olhos de Eliseu (cf. 1 Mac 2,58) que foi o único que presenciou: Elias desapareceu em um turbilhão.
O mesmo verbo laqah (=tomar), usado para indicar o arrebatamento de Elias, expressa em outros lugares a intervenção de Deus na morte serena do justo (Gn 5,24; Salmo 49,16; Is 53,8).
03947 לקח laqach
Uma raiz primitiva; DITAT - 1124; v
1) tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar
1a) (Qal)
1a1) tomar, pegar na mão
1a2) tomar e levar embora
1a3) tomar de, tirar de, pegar, carregar embora, tirar
1a4) tomar para ou por uma pessoa, procurar, pegar, tomar posse de, selecionar, escolher, tomar em casamento, receber, aceitar
1a5) tomar sobre si, colocar sobre
CONTINUAREMOS SOBRE ELIAS E ELISEU NA PRÓXIMA SEMANA.
A Apostasia
Nem sempre o pecado da Igreja consiste em um ato contra o Senhor Jesus, mas na tolerância passiva com o inimigo”.EM – Mundo Cristão
“Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.”
Apostasia não é apenas considerada no Cristianismo.
O Islamismo e outras religiões, também consideram o abandono da fé.
Em alguns locais, inclusive com a condenação à morte, em especial aqueles nascidos de ventre islamita.
Apostasia (em grego antigo απόστασις [apóstasis], "estar longe de") não se refere a um mero desvio ou um afastamento em relação à sua fé e à prática religiosa.
Tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé ou doutrinação.
Pode manifestar-se abertamente ou de modo oculto.
Em Israel a apostasia foi deliberadamente plena em abertura exposta.
Acabe sendo um mau rei se alia a uma mulher idólatra e dominadora.
Jeremias 8:5. Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar.
Apostasia da Fé Cristã, ou seja, do Cristianismo primitivo, na ótica das diversas religiões cristãs, é controverso.
Existe uma notória diferença entre apostasia da Fé Cristã e apostasia de uma determinada organização religiosa.
As igrejas cristãs trinitarianas, consideram apostasia o afastamento do fiel do seio da igreja invisível, igreja católica, para abraçar ensinos contrários aos fundamentos bíblicos, o que é denominado heresia.
Para os trinitarianos, após conhecer o evangelho e estar envolvido com a Palavra Sagrada, para depois negar que a salvação vem de Jesus como único e suficiente salvador é apostatar do ensino mais básico do cristianismo.
Este tipo de apostasia é considerado extrema ingratidão e ponto central entre todas as igrejas trinitarianas. Texto compilado de outras fontes.
Pelo nosso entendimento, a Apostasia é deixar a fé e seguir a um novo modo de entender a “teologia” e a teogonia, fora das Escrituras, sem os valores dogmáticos estabelecidos no seio da Igreja de Cristo.
Entendendo-se no caso do Evangelho, que a base de toda a confissão de fé, que em nosso caso – Assembleias de Deus – é baseada no ‘’stricto” observar a Bíblia como Regra Áurea de Fé.
E nos 14 pontos dogmáticos estabelecidos há vários anos e ainda valiosos para nossa conformação como crentes em Cristo e no entendimento da Trindade.
Alguns têm este entendimento:
“É todo aquele que deixa a igreja perpetuamente ou nega que Jesus Cristo é Deus e Homem, e ao mesmo tempo o Salvador da Humanidade e que não existe outro mediador entre Deus e os Homens a não ser Jesus Cristo”.
I João 4:2-3. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus;
A Apostasia é uma marca da ação maligna.
II Tessalonicenses 2:1-3. ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,
Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição...[...aqui é na questão do anti-Cristo]
Apocalipse 2:19-23. Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
EM CONSTRUÇÃO...
FONTE:
Almaany
Bíblia Plenitude
Bíblia Chamada
Apontamentos do autor
PROFETAS E SÁBIOS
UM POUCO DE ELISEU
Os milagres do profeta Elisha
Eliseu – o Sucessor com Porção Dobrada
Primeiro fato importante pra nós entendermos a posição de Eliseu – Elisha -, foi a Escolha.
Diferentemente do que poderiam pensar os da Escola de Elias, a escolha do sucessor de Eliahu Hanavi se dá diretamente por Deus.
Porque a quadra político-religiosa, monoteísta precisava alguém dotado de dobrada porção para levar a termo a Obra iniciada por Elias.
Época em que viveu Acabe.
Época que a Terra de Israel estava dividida em dois reinos, o do norte 
O Reino de Israel
O Reino do Sul;
Reino de Judá.
I Reis 16:29. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
E o rei Ahav, ou Acabe, filho de Omri, governava Israel (871-852 a.E.C).
Um rei que sobrepujou em malignidade a todos os seus antecessores considerados Reis maus!
Eliseu viveu no Reino de Israel, no século VII antes da era Comum.
Livro dos Reis é basicamente o registro de uma série de eventos e atos sobrenaturais.
Esta é a quadra e o pano de fundo para a escolha de Eliseu.
Eliseu se mostra determinado, como nenhum outro aluno da escola de profetas.
Eliseu tinha compromisso com a sua família, mas maior era o compromisso com seu Deus e sua Chamada.
Não quer dizer que ele despreza seus pais, mas os deixa sabendo, que seriam bem cuidados pelo Senhor e que tinham condições de sobreviverem sem sua presença.
Tenho visto muitos escolhidos, colocarem como objeto de impedimento para uma missão, ou sequer dão a devida atenção aos seus familiares.
Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:
-Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
-Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
-Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvice. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes.(2Reis 2:23-24)
-Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
-Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
-Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu orou e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37).
-Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
-Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
-Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
-Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
-Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
-Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida (2Reis 13:20-21).

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger