sexta-feira, agosto 24

Lição 9 - CPAD: A Angústia Das Dívidas

Tema Do Trimestre: Vencendo as aflições da vida
Lição 9 - CPAD:
A Angústia Das Dívidas
FINANÇAS
26 de Agosto de 2012

Mateus 11:30. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
TEXTO ÁUREO
 “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem(Sl 128.1,2).

VERDADE PRÁTICA
Para ter uma vida financeira equilibrada e bem-sucedida, o crente deve administrar seus recursos com sabedoria, prudência e comedimento.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 55.2
A repreensão por causa do desperdício
Honrando a Deus com os haveres
Terça - Pv 3.9
Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
Contentando-se com o salário
Quarta - Lc 3.14
Lc.3.11-14.      E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.
Quinta - Pv 1.19.São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.
A Cobiça Aprisiona A Alma
Sexta - Rm 13.8. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei
A Cobiça do Ganho com a Causa Divina:
1Tm.6.5 -10. Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.
6 Mas é grande ganho a piedade com contentamento.
Não contraia dívidas
Fugindo da fiança e das dívidas
Sábado - Pv 11.15. Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 6.7-12.
7 - Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 - Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
9 - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 - Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.
12 - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
Luc 14:28 - Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Sl. 128.1,2. BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
I-Saber Utilizar As Finanças É Biblicamente Orientado?
-Dinheiro é coisa de Deus?
-Finanças é coisa bíblica?
São estas e outras perguntas que envolvem a questão da Angústia das Dívidas.
Devido a necessidade de termos uma vida quieta e sossegada, o Apóstolo Paulo, um homem prático e observador, entende que o problema da dívida é raso e dissipador da alegria e traz impedimentos na vida do cristão nos ensina a não criarmos dívidas, ou termos dívidas com ninguém, não sendo devedores a ninguém coisas desta vida cotidiana.
-A única dívida que podemos e devemos ter é de caráter relacional - afeto fraternal, antropológico, teogonico, pragmático e característico do ‘pneuma’, daquilo que nos faz semelhança espiritual, em Cristo, com Deus, que é:
O Amor!
Porque tendo o amor como dívida, é sinal que somos amados, além do que podemos amar!
Por esta razão o Amor de Deus é superior ao amor, que qualquer homem possa ter por Ele, por Seu Filho Jesus Cristo, e isto só nos é manifesto pela presença do Doce Espírito Santo!
Portanto, deva somente amor;
-Seja devedor de amor;
-Tenha débito de amor;
-Reconheça esta dívida: Amor!
I-A-Mandamento: Só Deva Amor! 
As Escrituras ensinam como podemos viver uma vida sossegada, se formos obedientes aos seus mandamentos e observarmos aos exemplos bíblicos daqueles que souberam sob a égide de Deus dominar a excelência financeira:
-De si próprios; Abraão; Jacó – com base na seu propósito dizimal;
Provérbios 3:9. Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
-De uma família; Job.
-De uma Nação; Davi; Salomão.
-De um Reino; Salomão.
16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância;
17 E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens;
19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
22 E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.
23 Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes.
Há ainda, o viés daquele, que se apega as finanças como algo egoístico e fatal para sua vida pessoal tricotômica:
II- Alma, Corpo e espírito.
A bem da verdade, Finanças, nas Escrituras é algo intrínseco as necessidades mínimas pessoais, familiares e o bom estado da Nação, mas também da Casa de Deus.
Como o é essencial para o relacional Homem – Deus!
Sob a visão tricotômica é imperioso que as finanças acabem sendo fator decisório ao bem estar do homem.
Também é algo comum, como citação:
-Bens materiais;
-Devedores;
-Homens endividados;
-Homens que amam a usura - Nabal; I Samuel 25:11-38.Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?Sucedeu, pois, que pela manhã, estando Nabal já livre do vinho, sua mulher lhe deu a entender aquelas coisas; e se amorteceu o seu coração, e ficou ele como pedra.
E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu.
Homens que anatemizam suas riquezas, para com elas, não servirem aos seus.
-Um Exército de Endividados:
-Davi fugindo de Saul teve que se prover de homens desqualificados.
O que me chama a atenção nesta narrativa é a classificação dos hoemens que Davi utilizou em sua empresa como um Exército de:
Veja Bem - todo o homem que se achava em aperto,
- e todo o homem endividado,
- e todo o homem de espírito desgostoso..
I Samuel 22:2. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens.
 É um mistério, mas Deus confunde para exaltar você que está endividado, desgostoso, com a sua vida financeira, em aperto.
Há um segredo, ao se juntar a um Vencedor, mesmo que esteja sendo perseguido, mas desde que seja um Ungido por Deus, você passa a obter condições de lutando conseguir sair desta situação, sob a direção daquele a quem você se dispôs ajudar, mesmo desalentado e até destituído de sua glória (aqui como poder ou autoridade).
No final, o despojo será tanto que a dívida vai se transformar em alegria do despojo dos teus inimigos e a glória do Ungido vai te alçar a condição de valente de Davi!Vitoriosos e reconhecidos.
Cuidado porém, não saia atrás de aventureiros...
Homens que perderam todas as suas economias; 
Homens que perderam seus tesouros, por expô-los aos olhos dos que não tinham autorização do Senhor. 

Cuidado com o que você tem, e a quem você mostra o que tem.
Mantenha a tua forma usual e comportamento cristão, sem orgulho ou exibição de vaidade, não mude a forma de agir.
Não podemos, ao receber bens de Deus, sair por aí propagandeando, o que temos ou que sobeja, mostrando, expondo como, se diz no dito popular:
Como ‘novo rico’;
Com exibicionismo desmesurado
Alguns até afrontam a outros cristãos: - já ouvi gente dizer: “vou até parar de pedir a Deus, pois já chega o que Ele tem me mandado, é só benção...”, numa forma de menosprezar a situação de outrem, em apuros financeiros, o final foi triste!
II Reis 20:13-16,17. E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio. Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de Babilônia.
Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR. Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
III- As Regras Da Lei Sobre O Endividado E O Credor:
Uma Visão da Usura e da Justiça.
Misericórdia.
Ex 22:25 - Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura.
Dt 23:19 - A teu irmão não emprestarás com juros, nem dinheiro, nem comida, nem qualquer coisa que se empreste com juros.
Ne 5:4 - Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas.
Ne 5:10 - Também eu, meus irmãos e meus servos, a juros lhes temos emprestado dinheiro e trigo. Deixemos este ganho.
Sal 15:5 - Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
Am 8:6 - Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo.
Um dos textos de maior envergadura sobre a misericórdia do credor com o endividado encontra-se em Mateus 18.23-35.23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
27 Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
IV- Cuidado Com o Meirinho:
Pv 22:27Pois se não tens com que pagar, deixarias que te tirassem até a tua cama de debaixo de ti?
Nunca deixe uma dívida sem controle, entre você e o credor.
É um ensinamento bíblico indispensável neste assunto, deste domingo.
Primeiro:
Ela aumenta exponencialmente;
Segundo: ela pode te levar as barras da Justiça e te tirarem a cama de baixo de você.
Lc.12.58,59 Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil.
Tendo Cuidado em Fazer Reserva:
Ecl 5:10 - Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.
Ecl 7:12 - Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor.
O Uso Desmedido do Dinheiro Naquilo Que Não é Fundamental A Nossa Subsistência:
V- Interação:
Segunda - A repreensão por causa do desperdício
Is 55:2 - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
VI- A Falência:
Sf 1:11 - Uivai vós, moradores de Mactes, porque todo o povo que mercadejava está arruinado, todos os que estavam carregados de dinheiro foram destruídos.
1 E DIZIA também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens.
2 E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.
3 E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha.
4 Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.
5 E, chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?
6 E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta.
7 Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta.
8 E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
VII- O Perdão e As Dívidas:
Pro 22:26 - Não estejas entre os que se comprometem, e entre os que ficam por fiadores de dívidas,
Hc 2:6 - Não levantarão, pois, todos estes contra ele uma parábola e um provérbio sarcástico contra ele? E se dirá: Ai daquele que multiplica o que não é seu! (até quando?) e daquele que carrega sobre si dívidas!
Mt 6:12 - E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
Gn 47:15 - Acabando-se, pois, o dinheiro da terra do Egito, e da terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, dizendo: Dá-nos pão; por que morreremos em tua presença? Porquanto o dinheiro nos falta.
VIII- A Dívida e A Angústia e O Preguiçoso:
O ‘espiritual’, que não quer trabalhar – “se alguém não quiser trabalhar, não coma também.”
Pro 26:14 - Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.
A-Ordenamento da Provisão Pessoal, Com o Suor do Trabalho:
2 Tess. 3. 7-10. Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.
7 Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós,
8 Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós.
9 Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes.
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
IX- Como Livrar-se das Dívidas.
Provérbios 3:9-10. Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares
.

Ao entendermos a ação de Deus, como doador da vida e de todos calores, e realizarmos nossa parte com a aplicação de esforços edênicos, determinados por Deus ao homem adâmico, as Escrituras nos ensinam uma serie inumerável de regras primarias para que possamos ser multiplicados em nossos rendimentos e não nos enredarmos em dívidas.
Muito embora, haja certas travessias na nossa vida, que são passos inesperados e pelos quais devemos passar.
Pode-se ter $ 1.000.000 em qualquer moeda de valor universal, que se nós tivermos de viver passos de Job, é como um ‘cálice’ que não podemos deixar de beber.
X - Ilustração:
Esta ouvi diretamente do personagem, o qual viveu a estória.
Certo pastor, em seus tempos de inicio de carreira como bem sucedido profissional, de nível universitário, acordou certa manhã com um desejo imutável, naquele tramo de sua vida, de se tornar um empresário.
Até aí, nada demais, afinal, cada manhã neste Brasil milhares acordam com este desejo, e inúmeros conseguem pelo menos torná-lo praticável, ainda, que as estatísticas nos dão conta do alto percentual numero de empresas que morrem, em menos de um ano de vida.
Então, aquele irmão pediu as contas de seu bom e seguro e estável emprego e lançou-se a sua empresa.
Qual o que!
Após, alguns meses, dizia ele em sua narrativa:
“...lá estava eu, na Zona Leste [região outrora, mais empobrecida da cidade de SP – hoje em crescimento veloz modificativo e valorizador -] sobre uma bicicleta, vendendo  lingüiça, nas portas, sem um tostão no bolso...”, ou seja, sua pretensão fora frustrada, porque seu coração fora enganoso.
Hoje o mesmo é um bem-sucedido CEO de empresas conceituadas.
Esta ilustração mostra que, quando se tem que passar certas quadras em nossas vidas, ninguém a passará por nós.
XI- A SAÍDA DA SITUAÇÃO:
Talvez você esteja numa Caverna de Adulão, mas Deus vai te fazer sair desta situação, desde que você, esteja pronto:
Para trabalhar;
Para andar nos passos de um um Vencedor;
Para mudar tua situação
Para dizimar;
Para Ofertar;
Viver de maneira simples e sossegada;
Ser dono de tua situação;
Mudar o proceder, desde a ação comercial, nas compras, até na ação espiritual do Domínio da situação, por Deus.
Ser econômico, com o que ganha;
E se estiver sem saída, desempregado e endividado, buscar solução de Deus para dar direção, no que for fazer;
Não assinar nenhuma confissão de dívida, sem orientação de um advogado e na direção de Deus;
Reconhecer a Soberania de Deus, em tua vida na área financeira;
Confiar ao Senhor e consagrar o que ganhar.
Não se envolver em todo e qualquer tipo de corrupção:
Agiotagem;
Usurário;
Ganancioso;
I Timóteo 2:1-3. ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador...
XII- Orientação de Paulo:
1Tm.6.5 -10. 8 Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
9 Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Descubro neste texto, que uma das vertentes revelatórias do mesmo, não é só enriquecer-se de qualquer maneira.
Mas, trazendo para a Lição deste domingo próximo, podemos entender:
Muitos caem em tentação, ao buscar tornarem-se ricos, por caminhos desonrosos ao cristão:
-corrupção;
-Furto;
-Roubo – inclusive a Deus;
-querem se tornar ricos de qualquer maneira. Até em prejuízo a sua fé genuína em Cristo – ‘e nessa cobiça alguns se desviaram da fé’ -;
-aliançando-se com coisas maléficas, em nome de sociedade – que sociedade tem as trevas com a Luz?
-apegam-se em ganhar dinheiro, amando-o, e desprezam o amor de Deus;
-se tornam concupiscentes, almejando o que é dos outros, como padrão, muitas vezes inalcançáveis – ainda que o sucesso deva ser alcançado de forma natural e profissional – e não sendo um propósito divino, para tal pessoa. Afinal, precisamos entender que ser honesto é uma qualidade do cristão.
...e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
-sofrem dores mentais e emocionais, em sua alma, de forma tal, que se transpassam no afã de alcançarem a riqueza a todo custo – até em alguns casos: a Salvação!
-O Amor, não é mais um amor divino, que deve habitar em nossos corações – mas, um ‘amor’ ganancioso... Tito 1:11-12. Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.
Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.

Conclusão:
Ainda há uma saída para cada um endividado.
As Escrituras nos ensinam a buscá-la conhecendo os Mandamentos, trabalhando corpo e mente.
Buscando solução em nós mesmos e a ajuda divina;
Sendo equilibrados no gastar e no guardar;
Equilíbrio, como equidade!
Filipenses 4:8-5.Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
Fonte:
Bíblia Plenitude
Apontamentos do autor
Lição CPAD
Vivos
Outras fontes

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger