terça-feira, agosto 21

Jipe-Robô Curiosity Está Em Marte - Viagem chegou a 567 milhões de Quilômetros até Marte.


Nave que leva Robô Curiosity até Marte realiza manobras.
Lança Raios-X em pedras marcianas até derretê-las e tudo é visto na NASA.
O veículo foi lançado em 27/11/2011
VÍDEO:
DETALHES DA OPERAÇÃO E DO VEÍCULO
A nave viajou até este mês de Agosto de 2012, como previsto, rumo a Marte carregando o mais moderno veículo de exploração já construído pela Nasa, o jipe-robô Curiosity, e realizou todas as manobra desde o alinhamento antes de posar, até ao pouso e agora já atua em pleno Solo Marciano, com sucesso.
As fotos que o robô está enviando, segundo os cientistas, estão melhores doq que nos testes!
A descida no planeta vermelho ocorreu em 05 de Agosto de 2012, com a ajuda de paraquedas.
O Curiosity tem 2,8 metros de comprimento, o dobro dos seus antecessores, as sondas gêmeas Spirit e Oportunity.
Ele é considerado uma peça-chave no Programa de Exploração de Marte desenvolvido pela agência americana.
Durante 28 meses, ele explorará a região conhecida como Cratera Gale para tentar descobrir se o planeta teve algum dia ambiente capaz de suportar vida microscópica – e, se sim, se possui condições que preservaram os seus indícios.
Ao custo de US$2,5 bilhões, ele possui dez instrumentos científicos elaborados para examinar pedras, solo e atmosfera.
Um laser, por exemplo, irá vaporizar pedaços de rocha à distância enquanto outro buscará por compostos orgânicos. Cada roda do veículo tem um motor independente, o que o permite girar 360º sem sair do lugar, passar por cima de obstáculos de até 65 cm e viajar 200 metros por dia no acidentado terreno marciano.
Histórico:
Para quem não acompanhou:
O veículo foi lançado em 27/11/2011 11:39 às 10h02, horário local do Cabo Canaveral, Flórida, EUA, a bordo do foguete Atlas V.
Alinhamento em Janeiro de 2012 – 12/01/2012.
Notícia da Época:
Operação alinhou a trajetória da missão para o seu pouso em 5 de agosto.
Curiosity é o veículo mais avançado já projetado para explorar outro planeta.
A nave espacial que transporta o jipe robô Curiosity em direção a Marte realizou com sucesso nesta quarta-feira (11) a maior manobra planejada para a sua jornada rumo ao planeta vermelho, informou a agência espacial americana, a Nasa.
Segundo a Nasa, a manobra, que durou três horas, tinha como objetivo alinhar a trajetória da nave para o seu pouso em uma cratera de Marte, planejado para o dia 5 de agosto. Com a operação, a trajetória da nave está cerca de 40.000 km mais próxima de Marte. O tempo de encontro entre o Curiosity e o planeta também foi adiantado em aproximadamente 14 horas.
"A telemetria da nave mostrou que a manobra foi completada conforme o planejado", disse Brian Portock, membro do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. "Nós concluímos um grande passo rumo ao nosso encontro com Marte", afirmou.
Nesta quinta (12), a nave terá percorrido 130,6 milhões de quilômetros da sua viagem de 567 milhões em direção a Marte, que teve início em 26 de novembro de 2011. A sua velocidade será de cerca de 16,6 km/h em relação à Terra e aproximadamente 110,5 km/h em relação ao Sol.
Ao custo de US$ 2,5 bilhões, o Curiosity é o veículo mais avançado já projetado para explorar outro planeta. Após completar sua viagem, o jipe robô irá passar dois anos terrestres em Marte investigando se o planeta tem, ou se um dia já teve, condições favoráveis para abrigar formas de vida.
Segunda manobra
No dia 26 de março, a nave que transporta o Curiosity realizará a sua segunda manobra de correção de trajetória, cuja magnitude estimada pela Nasa é seis vezes menor em relação à primeira. Se for necessário, a missão ainda terá quatro oportunidades adicionais para reajustes de trajeto até a sua chegada a Marte.
Crédito: G1 com imagens da NASA

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger